Práticas culturais e práticas escolares: aproximações e especificidades no ensino de história

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2003v9n0p185

Palavras-chave:

Educação escolar, Memória, Museus, Conhecimento histórico.

Resumo

A educação escolar vem buscando cada vez mais estabelecer um diálogo com outros espaços culturais com vistas a explorar o que esses espaços oferecem para a aquisição de conhecimento por meio do emprego de outras linguagens e ferramentas. Ao aproximar os alunos desses espaços a escola espera também que os conhecimentos ali adquiridos e vivenciados contribuam para o desenvolvimento de uma atitude cidadã, ou seja, de problematização dos usos sociais da memória e das ações, relações e produções materiais e simbólicas do homem, ao longo do tempo, em diferentes sociedades e culturas. Neste trabalho, pretendemos oferecer algumas contribuições conceituais e metodológicas que possam orientar a prática educativa de professores de História e de educadores de museus na perspectiva da construção de conhecimentos histórico. No entanto, antes de apresentar essas possibilidades, problematizaremos a maneira como vem se dando essa relação de modo a lançarmos luzes para construção de novas relações.

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Biografia do Autor

Lana Mara de Castro Siman, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora de Prática de Ensino de História da UFMG

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Publicado

2003-05-29

Como Citar

Siman, L. M. de C. (2003). Práticas culturais e práticas escolares: aproximações e especificidades no ensino de história. História & Ensino, 9, 185–204. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2003v9n0p185

Edição

Seção

Artigos