Projeto pedagógico dos parâmetros curriculares nacionais: identidade nacional e consciência histórica

Autores

  • Ernesta Zamboni Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2003v9n0p97

Palavras-chave:

História, Projeto pedagógico, Parâmetros curriculares.

Resumo

Este artigo tem como objetivo trabalhar construção da identidade nacional e a consciência histórica como referenciais do projeto pedagógico contido nos parâmetros políticos e culturais apontados pela Cultural Política e Histórica. O termo cultura política começou a ser usado na América Latina no final da década de 80, no período da transição política entre a ditadura e os “atuais democráticos”. Pesquisei nos atuais Parâmetros Curriculares Nacionais o conceito de Identidade Nacional com o objetivo de analisar como foi pensado o processo de formação de uma consciência histórica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ernesta Zamboni, Universidade Estadual de Campinas

Professora da Faculdade de Educação da Unicamp

Referências

RALAKRISHNAN, G. (org.). Um mapa da questão nacional. Rio de Janeiro: Contraponto,2000.

CAPELATIO, M. H. Multidões em cena. Campinas: Papiros, 1999.

CHARTIER, R. A história cultural entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990

CERRI, L. F. Uma escola do Brasil: o trabalho educativo das imagens da nação no "milagre brasileiro" (1969-1973) e na comemoração dos 500 anos do descobrimento (1998-2000). In: SCHMIDT, M. A.; CAINELLI, M. R. (org.). Encontro de Pesquisadores em Ensino de História. Curitiba: Aos quatro ventos, 1999, p. 453-470.

DIAS, M. F. S. invenção da América na Cultura Escolar. 1997. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1997.

HERRERA, M.C.; DÍAZ, C.J. (Comps.) Educación y Cultura política: una mirada multidisciplinaria. Bogotá: Plaza & Janes Editores, 2001

KÜNZLE, M. R. C. O ensino de história e o conceito de nação: um instrumento de pesquisa. 2003. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2003.

MATOS, O. Construção e desaparecimento do herói: uma questão de identidade nacional. Revista de Sociologia da USP- Tempo Social, v. 6, n. 12, p.83-90, jul. 1995.

NADAI, E. O ensino de História no Brasil: trajetórias e perspectivas. Revista Brasileira de História, São Paulo, n. 25/26, p.143-162, ago. 93.

RYAN, M. A parada norte-americana: representações sociais do século XIX. In: In: HUNT, Lynn. A nova história cultural. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

RÜSEN, J Razão Histórica. Brasília. Ed. Universidade de Brasília, 2001

PÉREZ SILLER, J.; RADKAU GARCIA, V. (Coords.). Identidad en el imaginario nacional. Reescritura y enseñanza de la historia. México: Instituto de Ciencias, 1998.

SIMAN, L. M. C. F.; LIMA, T. N. Inaugurando a História e construindo a nação. Belo Horizonte: Autentica, 2001

ZAMBONI, E. Orientações Metodológicas no currículo e na docência do ensino de história no Brasil. Ágora, Santa Cruz do Sul: v. 4, jan./dez., p.7-22, 1999.


ZAMBONI, E. Identidade Nacional e consciência histórica. In: ENCUENTRO INTERNACINAL DE INVESTIGADORES DE LA RED - EDUCACIÓN, Cultura y Política em América Latina. Argentina, 2000.

Downloads

Publicado

2003-05-29

Como Citar

Zamboni, E. (2003). Projeto pedagógico dos parâmetros curriculares nacionais: identidade nacional e consciência histórica. História & Ensino, 9, 97–107. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2003v9n0p97

Edição

Seção

Artigos