O trabalho histórico na sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2003v9n0p223Palavras-chave:
Ensino de história, Didática, História local, Formação de professores.Resumo
Qual o lugar e o significado da pesquisa na formação do professor? Que sentido e utilidade tem a pesquisa na prática cotidiana do professor de História? Este texto apresenta reflexões sobre estas temáticas, relatando resultados parciais de pesquisas, cujo objetivo geral é recuperar o processo de construção do método de ensino de História, a partir do diálogo entre a Didática Geral (Develay, 1999; André, 1995) e a Didática Específica da História (Prats, 2001; Moniot, 1993; Bergman, 1990 e Rusen, 1987). Estes resultados enfocam alguns elementos dos estudos realizados no âmbito da pesquisa bibliográfica, o que permitiu apontar indícios de como a temática é vista pela literatura destinada à formação de professores; e na perspectiva do trabalho de campo, o que produziu subsídios para reflexões acerca da prática cotidiana do professor de História, concretizado no projeto Recriando Histórias, o qual vem sendo desenvolvido pelas pesquisadoras em escolas da região metropolitana de Curitiba, desde 1997. Para já, os resultados permitem reafirmar o pressuposto de que, transmitir conteúdos e assumir a perspectiva da investigação não são alternativas excludentes.
Downloads
Referências
ARTHUR, James; PHILIPS, Robert. Issues in history teaching London: Routledge, 2000.
BARCA, Isabel. Opensamento histórico dos jovens. Braga: Uniminho, 2000
BARCA, Isabel. Perspectivas em educação histórica. Braga: Uniminho, 2001
BOURGUIGNON, Lucien. Histoire et didactique, les défis de la complexité. Paris: CNDp' 1998.
CHEVALLARD, Yves. La transposición didáctica: deI saber sabio aI saber aser ensinado. Argentina: Aique Grupo Editor, 1997.
COUSINET, Roger. L'enseignement de l'histoire et l'Éducation nouvelle. Paris: PUF,1950.
DEVELAY. Michel. De De l'apprentissage à l'enseignement. Paris: ESF. 1999
FORQUIN, Jean-Claude. Escola e Cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1992.
GERMINARl, Geyso. O uso metodológico de documentos em estado de arquivo familiar no ensino de História nas séries iniciais da escola fundamental. 2001. 161 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2001
HAYDN, T.; ARTHUR, J.; HUNT, M. Learning to teach history in the secondary school. London: Routledge, 2001
IGLESIAS, F. Javier Mérchan; PÉREZ, Francisco F. Garcia. Una metodologia basada en la idea de investigación para la ensefíanza de la historia. In: AISENBERG, B.; ALDEROQUI, S. (comps.) . Didáctica de las ciencias sociales: aportes y reflexiones. Buenos Aires: Piados Educador, 1994.
LAUTIER, Nicole. Enseigner l'Histoire au Lycée. Paris: Armand Colin,1997
LEDUC, I.; MARCOS-ALVAREZ, V.; LE PELLEC, J. Construire l'histoire. Paris : Bertrand-Lacoste, 1998
MICHAIJX, Madeleine. Enseigner l'histoire au collège. Paris: Armand Colin,1997
MONIOT, Henri. Didactique de l'Historie. Paris: Kathan,1993
OSSANA, Edgardo. Una alternativa en la ensefíallza de la Historia: eI enfoque desde lo local, lo regional. In VASQUEZ, Josefina Z. Enseñanza de la Historia. Buenos Aires, 1994. (Colección INTERAMER 29).
PRATS, Joaquin. Ensenãr Historia: notas para una didáctica renovadora. Mérida: Junta de Extremadura, 2001
PROENÇA, Maria Candida. Ensinar/aprender história: questões de didáctica aplicada. Lisboa: Livros Horizonte, 1990.
ROMERO, Luis Alberto. Volver ala Historia. Buenos Aires: Aique, 1998.
RUSEN, Jorn. El desarollo de la competência narrativa en el aprendizaje histórico: una hipótesis ontogenética relativa a la consciencia moral. Propuesta Educativa, Argentina, n.7, out. 92.
RUSEN, Jorn. Razão Histórica. Brasília: Unb, 2001.
SACRISTÁN, J.Gimeno; PEREZ GOMEZ, A. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
TERRISSE, André (ed.). Didactique des disciplines. Bruxelles: De Boeck Université,200l.
THOMPSON, E.P. A miséria da teoria ou um planetário de erros: uma crítica ao pensamento de Althusser. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.
THOMPSON, E.P. Historia Social y Antropologia. México: Instituto Mora, 1997
TREPAT, Cristofol-A. Procedimientos en Historia: un punto de vista didáctico. Barcelona: Grao, 1995
ZARAGOZA, Gonzalo. La investigación y la formación deI pensamiento histórico deI adolescente. In. CARRETEROIM.; POZOJ.I.; ASENSIO, M. (Comp.). La ensefianza de las Ciencias Sociales. Madrid: Visor Distribuciones, 1989.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
História & Ensino adota a licença CC-BY esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.