O processo do conhecimento/pesquisa no ensino de história
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2003v9n0p109Palavras-chave:
Conhecimento histórico, Cultura, Representação, Competências, Aprendizagem significativa, Ensino de história.Resumo
O processo de conhecimento histórico e sua adequação ao ensino-aprendizagem, são aqui tratados a partir das concepções que fundamentam uma proposta de trabalho que procura estabelecer o diálogo de uma pedagogia da inclusão, que visa a prática da cidadania e o respeito às diferenças, com a realidade da exclusão, que aponta justamente para a distância entre a teoria e a prática. Estando atenta a esta contradição, o artigo objetiva refletir sobre conceitos e concepções que poderiam orientar a proposta de curso de cada professor de professor de história, tais como: a relação e diferenciação entre História e Memória (pois o tempo histórico é o das mudanças; o da memória coletiva, da permanência); Cultura; Representação (cuja noção permite articular três modalidades de relação com o mundo social); Leitura; Competências (especialmente a relacional); e, a Aprendizagem Significativa.
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