O processo do conhecimento/pesquisa no ensino de história

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2003v9n0p109

Palavras-chave:

Conhecimento histórico, Cultura, Representação, Competências, Aprendizagem significativa, Ensino de história.

Resumo

O processo de conhecimento histórico e sua adequação ao ensino-aprendizagem, são aqui tratados a partir das concepções que fundamentam uma proposta de trabalho que procura estabelecer o diálogo de uma pedagogia da inclusão, que visa a prática da cidadania e o respeito às diferenças, com a realidade da exclusão, que aponta justamente para a distância entre a teoria e a prática. Estando atenta a esta contradição, o artigo objetiva refletir sobre conceitos e concepções que poderiam orientar a proposta de curso de cada professor de professor de história, tais como: a relação e diferenciação entre História e Memória (pois o tempo histórico é o das mudanças; o da memória coletiva, da permanência); Cultura; Representação (cuja noção permite articular três modalidades de relação com o mundo social); Leitura; Competências (especialmente a relacional); e, a Aprendizagem Significativa.

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Biografia do Autor

Helenice Ciampi, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Professora de Metodologia do Ensino de História da PUC/SP

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Publicado

2003-05-29

Como Citar

Ciampi, H. (2003). O processo do conhecimento/pesquisa no ensino de história. História & Ensino, 9, 109–132. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2003v9n0p109

Edição

Seção

Artigos