O ensino e a aprendizagem da leitura e da escrita como um processo humanizador
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2020v5n1p7Palavras-chave:
Educação, Língua materna, Leitura e escrita, Atividade, Humanização.Resumo
Este artigo tem por objetivo fazer uma reflexão acerca do ensino e da aprendizagem da leitura e da escrita como um processo humanizador. As bases para essa reflexão são os pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, que defende a condicionalidade sócio-histórico-cultural do homem, da Teoria da Atividade, que propõe a atividade como fundamental na constituição dos sujeitos sociais e, também, do pensamento bakhtiniano acerca da enunciação. Como resultado dessa reflexão, afirmamos que o melhor caminho para o ensino e a aprendizagem da língua materna é pensá-la, planejá-la e organizá-la de modo a promover no aluno a capacidade para ler constituindo uma compreensão responsiva para o escrito e de escrever produzindo enunciados dirigidos a destinatários reais. Projetos de leitura e escrita são adequados a esse propósito quando desenvolvidos por meio de atividades cujo objeto seja o enunciado, e as ações de estudo focalizem a leitura de enunciados produzidos social e historicamente e a produção de enunciados em sua função social. Assim, o trabalho com a leitura e a produção escrita deixa de ser meramente formal e passa a ser instrumento de humanização do aluno, que poderá adquirir compreensão dos enunciados alheios e capacidade de produzir enunciados para o outro.Downloads
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