A monitoria de ensino na educação superior e seu aspecto colaborativo na formação e no processo ensino-aprendizagem

Autores

  • Fabiana Celeste Boaventura dos Santos Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
  • Lúcia Gracia Ferreira Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) https://orcid.org/0000-0003-3655-9124

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2019v4n2p247

Palavras-chave:

Monitoria, Processo Ensino-Aprendizagem, Formação docente

Resumo

O programa de monitoria é considerado uma prática de aproximação com o ensino que subsidia o aluno na produção de conhecimentos. Assim, o objetivo geral deste estudo foi analisar, a partir da experiência vivenciada na monitoria de ensino na educação superior, os aspectos colaborativos referentes à formação e ao processo ensino-aprendizagem. Os objetivos específicos foram: 1) Identificar os aspectos colaborativos referentes à formação e ao processo ensino-aprendizagem vivenciados na monitoria de ensino; 2) Narrar as experiências vivenciadas na monitoria de ensino, enfatizando os aspectos colaborativos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória, de cunho formativo, realizada com base em memoriais produzidos sobre as experiências vivenciadas durante três semestres no Programa de Monitoria de Ensino de uma Universidade Federal. Verificamos que o programa de monitoria contribui para a formação de futuros professores, promove a iniciação do aluno para a docência, proporciona a ele aprendizagens, tanto para quem ensina quanto para quem aprende. Portanto, fazer parte da monitoria significa tomar posse de um arsenal de possibilidades de experiências.

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Biografia do Autor

Fabiana Celeste Boaventura dos Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Pedagoga pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Lúcia Gracia Ferreira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pós-doutorado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia(UESB). Professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

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Publicado

21-12-2019

Como Citar

SANTOS, Fabiana Celeste Boaventura dos; FERREIRA, Lúcia Gracia. A monitoria de ensino na educação superior e seu aspecto colaborativo na formação e no processo ensino-aprendizagem. Educação em Análise, Londrina, v. 4, n. 2, p. 247–268, 2019. DOI: 10.5433/1984-7939.2019v4n2p247. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/38973. Acesso em: 24 nov. 2024.

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