Tradução e adaptação do learning and study strategies inventory - lassi 3ª edição para uso no brasil: considerações metodológicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2019v4n1p7

Palavras-chave:

Aprendizagem autorregulada, Estudante universitário, Avaliação psicoeducacional, Estratégias de aprendizagem

Resumo

A autorregulação envolve controle dos processos cognitivos e metacognitivos da motivação, das emoções e do comportamento. Embora o tema da aprendizagem autorregulada tenha atraído o interesse de pesquisadores brasileiros, a produção do conhecimento e sua necessária aplicação no contexto educativo ainda é incipiente. É mais recente também a preocupação com o desenvolvimento e o emprego de instrumentos mais válidos e confiáveis para medida integrada das variáveis associadas à aprendizagem autorregulada. Assim, o presente estudo é parte de uma pesquisa maior, em intercâmbio interinstitucional, financiada pelo Conselho Nacional de Pesquisa e Tecnologia (CNPq), que visa compreender os fatores cognitivos, metacognitivos, afetivos, motivacionais associados ao sucesso acadêmico no Ensino Superior. Seu objetivo é relatar os procedimentos metodológicos relacionados à tradução e adaptação do Learning and Study Strategies Inventory – LASSI (Inventário de Estratégias de Estudo e Aprendizagem), versões para o Ensino Superior (3ª edição) desenvolvido por Weinstein, Palmer e Acee (2016), como passo inicial para os estudos futuros de validação para o seu uso no contexto brasileiro. Tem-se em vista contribuir para o avanço do conhecimento acerca da mensuração de variáveis psicológicas associadas à aprendizagem e ao sucesso acadêmico de forma mais integrada, válida e confiável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evely Boruchovitch, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Psicóloga, Ph.D. em Educação pela University of Southern Califórnia, professora titular do Departamento de Psicologia Educacional e do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Bolsista de produtividade do CNPq.

Natália Moraes Góes, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Pedagoga, Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Carolina Moreira Felicori, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Licenciatura e Bacharelado em Letras – Português/ Inglês, Mestra e Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Taylor W. Acee, Texas State University

Psicólogo, Ph.D. em Psicologia Educacional pela Universidade do Texas. Professor associado do Programa de Pós-Graduação em Educação para o Desenvolvimento. Departamento de Currículo e Instrução da Texas State University.

Referências

AMERICAN EDUCATIONAL RESEARCH ASSOCIATION; AMERICAN PSYCHOLOGICAL ASSOCIATION; NATIONAL COUNCIL ON MEASUREMENT IN EDUCATION. Standards for Educational and Psychological Testing. Washington, 2013.

BARTALO, Linete. Mensuração de estratégias de estudo e aprendizagem de alunos universitários: Learning and study strategies inventory (LASSI) adaptação e validação para o Brasil. 2006. Thesis (Doctorate in Education) - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Marília, 2006.

BARTALO, Linete; GUIMARÃES, Sueli Édi Rufini. Estratégias de estudo e aprendizagem de alunos universitários: um estudo exploratório. Informação e Informação, Londrina, v. 13, n. 2, 2008. Available in: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1828. Access in: 15 dez.2018.

BEMBENUTTY, Hefer. New directions for self-regulation of learning in postsecondary education. New Directions for teaching and Learning, v. 126, 2011. Available in: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/tl.450. Access in: 12 nov. 2018.

BORSA, Juliane Callegaro; DAMÁSIO, Bruno Figueiredo; BANDEIRA, Denise Ruschel. Adaptação e validação de instrumentos psicológicos entre culturas. Paidéia, Ribeirão Preto, v. 22, n. 53, 2012. Available in: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2012000300014. Access in: 04 nov. 2018.

BORUCHOVITCH, Evely. Aprender a aprender: Propostas de intervenção em estratégias de aprendizagem. Educação Temática Digital, Campinas, v. 8, n.2, 2007. Available in: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/651. Access in: 03 nov. 2018.

BORUCHOVITCH, Evely. Autorregulação da aprendizagem: contribuições da Psicologia Educacional a formação de professores. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 18, n. 3, 2014. Available in: http://www.scielo.br/pdf/pee/v18n3/1413-8557-pee-18-03-0401.pdf. Access in: 07 nov. 2018.

BORUCHOVITCH, Evely. Avaliação psicoeducacional: desenvolvimento de instrumentos à luz da Psicologia Cognitiva baseada na Teoria do Processamento da Informação. Avaliação Psicológica, Campinas, v. 5, n. 2, 2006. Available in: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1677-04712006000200004. Access in: 10 nov. 2018.

BORUCHOVITCH, Evely; GANDA, Danielle Ribeiro. Fostering self-regulated skills in an Educational Psychology course for Brazilian preservice teachers. Journal of Cognitive Education and Psychology, v. 12, n. 2, p. 157-177, 2013.

BORUCHOVITCH, Evely; SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos. Psychometric studies of the learning strategies scale for university students. Paidéia, Ribeirão Preto, v. 25, n. 60, 2015. Available in: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2015000100019. Access in: 01 nov. 2018.

DEMBO, Myron H. Applying educational psychology. 5ª ed. New York: Longman, 1994.

INEP. Resumo técnico: Censo da Educação Superior, 2018.
MEGA, Carolina; RONCONI, Lucia; BENI, Rossana de. What makes a good student? How emotions, self-regulated learning and motivation contribute to academic acheievement? Journal of Educational Psychology, v. 106, n. 1, 2013. Available in: https://www.researchgate.net/publication/263916847_What_Makes_a_Good_Student_How_Emotions_Self-Regulated_Learning_and_Motivation_Contribute_to_Academic_Achievement. Access in: 13 nov. 2018.

PRESSLEY, Michael; BORKOWSKI, John; SCHNEIDER, Wolfgang. Good information processing: What it is and how education can promote it. Journal of Educational Research, v. 13, n. 8, 1989. Available in: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/0883035589900694. Access in: 28 oct. 2018.

VIJVER, Fons Van de; HAMBLETON, Ronald. Translating tests: some practical guidelines. European Psychologist, v. 1, n. 2, 1996. Available in: https://www.researchgate.net/publication/232562063_Translating_Tests_Some_Practical_Guidelines. Access in: 25 oct. 2018.

WEINSTEIN, Claire Ellen; ACEE Taylor W. Study and Learning Strategies. Handbook of College Reading and Study Strategy Research. 2.ed. Routledge, 2018.

WEINSTEIN, Claire Ellen; PALMER, David; ACEE, Taylor W. LASSI - Learning and Study Strategies Inventory. 3.ed. Clearwater, FL: H&H Publishing Company, Inc, 2016.

ZIMMERMAN, Barry. Dimensions of academic self-regulation: a conceptual framework for education. In: SCHUNK, Dale; ZIMMERMAN, B. Self-regulation of learning and performance. Issues and educational applications. Hillsdale, NJ: Erlbaum, 1994.

ZIMMERMAN, Barry; SCHUNK, Dale. Handbook of self-regulation of learning and performance. New York, NY: Taylor & Francis, 2011.

Downloads

Publicado

01-07-2019

Como Citar

BORUCHOVITCH, Evely; GÓES, Natália Moraes; FELICORI, Carolina Moreira; ACEE, Taylor W. Tradução e adaptação do learning and study strategies inventory - lassi 3ª edição para uso no brasil: considerações metodológicas. Educação em Análise, Londrina, v. 4, n. 1, p. 7–20, 2019. DOI: 10.5433/1984-7939.2019v4n1p7. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/35527. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.