A voz indígena e a educação esquecimento nas obras Antes o mundo não existia e Meu querido canibal

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2019v14.e38689

Palabras clave:

Esquecimento, Alteridade, Aprendizagem, Indígenas, Educação

Resumen

Este trabalho tem como tema central a presença/ausência da outridade indígena como parte de um discurso colonial no âmbito escolar, cuja pedagogia perpetua um imaginário de invisibilidade com a alteridade. Apesar de a escola ser um espaço de aprendizagem que desenvolva a consciência social, também privilegia um discurso dominante e homogêneo. O esquecimento evidencia-se ainda mais após a análise estatística de leituras obrigatórias de obras literárias nos últimos vestibulares. Nos processos seletivos de 2017, 2018 e 2019 das Universidade Federais do Sul do Brasil, verificou-se que nenhuma das instituições exigem leituras para reflexões políticas e estéticas de identidades indígenas. Com base em teorias coloniais, educacionais, culturais, as obras contemporâneas Antes o Mundo Não Existia (1995), de Tõrãmu Kehirí e Meu Querido Canibal (2000), de Antônio Torres ressaltam sobretudo a relação entre a luta dos povos indígenas e uma luta simbólica contra o esquecimento e a submissão aos signos colonizantes.

Biografía del autor/a

Alisson Preto Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

PhD student in Letters at UFRGS

Citas

ALMEIDA, Maria Regina Celestino de. Metamorfoses Indígenas: identidade e cultura nas aldeias coloniais do Rio de Janeiro. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2013.

BENJAMIN. Walter. Documentos de cultura. documentos de barbárie: escritos escolhidos I seleção e apresentação Willi Bolle ; tradução Celeste H.M. Ribeiro de Sousa. São Paulo: Cultrix : Editora da Universidade de São Paulo, 1986

BERGAMASCO, Érika. Da oralidade à escrita: os mitos e a literatura indígena no Brasil. Disponível em: http://www.ileel.ufu.br/anaisdosilel/wp-content/uploads/20 14/04/silel2011130.pdf Acesso em: 27 out 2019.

COLOMBRES, Adolfo. Teoria Transcultural del Arte. Buenos Aires: Ed del Sol, 2005

COSTA, SILVEIRA, SOMMER. Estudos culturais, educação e pedagogia. Rev. Bras. Educ. [online]. 2003, n.23, pp.36-61

CUNHA, Manuela Carneiro da. Índios no Brasil: história, direitos e cidadania / Manuela Carneiro da Cunha – 1ª ed. – São Paulo: Claro Enigma, 2012.

DA CUNHA, Rubelise. O Outro lado do Espelho: a representação contemporânea do indígena no Brasil. Disponível em: http://www.nec.furg.br/images/pdf/v2/8.pdf Acessado em: 20 out. 2019.

DOLCE, J.Sônia Guajajara: “Bolsonaro nos vê como intrusos. É um momento perigoso.”. Brasil de Fato. São Paulo. 27 de Out. 2018. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2018/10/27/bolsonaro-nos-ve-como-intrusos-e-ummomento-perigoso-diz-sonia-guajajara. Acesso em: 13 Mar. 2020.

ENTREVISTA Rubem Alves. Revista Cult. 2011. Disponível em: http:// revistacult.uol.com.br/home/2013/01/%E2%80%9Co-vestibular-e-uma-aberracao%E2 %80%9D. Acesso em: 11 Nov. 2019.

ESCOBAR, Arturo. Sentipensar con la Tierra: Las luchas Territoriales y la Dimensión Ontológica de las Epistemologias. Madrid: Revista de Antropologia Iberoamericana Vol 11 N.1, 2015.

FINNEGAN, Ruth. O significado da literatura em culturas orais. In: QUEIROZ, Sônia (Org.). A tradição oral. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2006. p. 64-104. Disponível em: http://www.letras.ufmg.br/vivavoz/data1/arquivos/tradicaooral-site.pdf. Acesso em: 20/09/2018

FREITAG, Barbara. Escola, estado e sociedade. 5. ed. São Paulo: Moraes, 1984

GALLOIS, Dominique Tilkin. A Escola como Problema: Algumas Posições. / (org) Manuela Carneiro, Pedro de Niemeyer Cesarino. In: Políticas Culturais e povos indígenas. 1ªed – São Paulo: Editora Unesp, 2016.

HUNT, J. Escola pra quê? Revista Galileu. Rio de Janeiro, Ed. Globo, 2011. P.88

KEHÍRI, Tõrãmü. Antes o mundo não existia: mitologia dos antigos Desana-Kêhíripõrã / Tõrãmíí Kêhíri, Umusí Pãrõkumu ; desenhos de Luiz e Feliciano Lana. -- 2. ed. -- São João Batista do Rio Tiquié : UNIRT ; São Gabriel da Cachoeira :

FOIRN, 1995. LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para que? 9. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

MBEMBE, A. Políticas da Inimizade. Lisboa: Antígona, 2017.

PERRENOUD, P. Sucesso na escola: só o currículo, nada mais que o currículo! 10º Colégio da Association des Cadres Scollaires du Québec – ACSQ – Québec, 27 a 29 de nov. de 2002. Trad. N. L. Rezende. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 119, jul., p. 9-27, 2003 POSSAS, Hiran de Moura. Poéticas orais: sopros “anônimos” de vida literária. (Dissertação). Disponível em: http://www6.unama.br/ppgclc/attachments/article/56/Po%C3%A9ticas%20Orais;%20sopros %20an%C3%B4nimos%20de%20vida%20liter%C3%A1ria.pdf. Acesso em: 11 Nov. 2019

PRETO SOUZA, Alisson. Representação, Memória e Cultura: a composição do universo indígena em Meu Querido Canibal, de Antônio Torres. (Dissertação) Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/200582. Acesso em: 11 de Nov. 2019.

ROCHA, Ruth. Quando a escola é de vidro. In: PRETO SOUZA, Alisson. Admirável mundo louco. Rio de Janeiro: Salamandra, 1986.

TRINDADE, Fernanda. Representação dos Índios na Escola: a experiência de uma oficina pedagógica. Disponível em: http://bdm.unb.br/bitstream/10483/5755/1/2013_FernandaNardesDaTrindade.pdf. Acesso em: 26 Out. 2019

TORRES, Antônio. Meu querido canibal. Rio de Janeiro/São Paulo: Record, 2000. Vansina, J. 1965 Oral Tradition. Penguin Books, Harmondsworth

QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. Buenos Aires: CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciências Sociales, 2005.

Informações da tabela retiradas dos sites das universidades:

UFPR. Disponível em: http://www.ufpr.br/portalufpr/noticias/divulgada-lista-de-obras-queserao-cobradas-no-vestibular-2018-2019-da-ufpr/ Acessado em: 20/09/2018

UFRGS. Disponível em: http://www.ufrgs.br/coperse/concurso-vestibular Acessado em: 20/09/2018

UFSC. Disponível em: http://coperve.ufsc.br/proximos-vestibulares/ Acessado em: 20/09/2018

Publicado

2019-12-15

Cómo citar

Souza, A. P. (2019). A voz indígena e a educação esquecimento nas obras Antes o mundo não existia e Meu querido canibal. Boitatá, 14(27), 25–37. https://doi.org/10.5433/boitata.2019v14.e38689

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.