O freestyle em perspectiva: análise das práticas orais de rappes londrinenses
DOI:
https://doi.org/10.5433/boitata.2007v2.e30886Palabras clave:
Freestyle, Performance, Poder, Rap, Londrina.Resumen
O presente artigo é resultado de uma pesquisa sobre a performance no Hip Hop, a qual teve como objeto a prática verbo-musical intitulada freestyle. Primeiramente, classificamos o movimento Hip Hop dentro de seu contexto urbano, evidenciando as condições proporcionadoras da sua emersão. Analisamos também as aproximações ocorrentes entre o freestyle e o canto alternado caracterizado por repente. De modo que a pesquisa se tornasse mais abrangente utilizamos fontes orais, obtidas por meio de entrevistas com rappers para caracterizar a prática do freestyle como performance, de acordo com a teorias de Paul Zumthor - um enunciado transmitido em um momento transitório e único podendo ser registrado na memória de seu público receptor. Analisaremos ainda, o processo de construção no discurso do freestyle, demonstrando a importância de sua legitimação perante seus receptores. Nesse sentido, abordaremos a relação entre o conceito de poder e o de discurso. Nosso interesse concentra-se na grande capacidade de criação poética presente na cultura de rua na qual um número restrito de representantes obteve contato com a escolaridade regular.
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