Entre o estético e o político: as dimensões do rap pensadas a partir dos versos de Favela Vive e R.U.A

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2024v19.e50190

Palavras-chave:

Hip-hop, Rap, Periferia, Música, Coletividade

Resumo

O hip-hop é um movimento que nasce da diáspora e que configura uma forma de resistência e existência da população periférica que, por meio dos elementos dessa cultura, confronta os discursos hegemônicos e configura uma reação da periferia contra o centro pelo direito à cidade e à palavra. Sendo assim, este artigo focaliza os versos dos projetos musicais Favela Vive e R.U.A, a fim de buscar pontos de convergência entre as múltiplas vozes marginais que os compõem e revelam a coletividade por meio de discursos particulares, de modo a compor um retrato das margens.

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Biografia do Autor

Meicielen Moises de Souza, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestranda em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Cascavel, Pr.

Maricelia Nunes dos Santos, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Cascavel, Pr. Professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Cascavel, Pr. 

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Publicado

2024-09-23

Como Citar

Souza, M. M. de, & Santos, M. N. dos. (2024). Entre o estético e o político: as dimensões do rap pensadas a partir dos versos de Favela Vive e R.U.A. Boitatá, 19(37), 139–150. https://doi.org/10.5433/boitata.2024v19.e50190