Oralidade épica em Emicida e Rashid
DOI:
https://doi.org/10.5433/boitata.2024v19.e50378Palavras-chave:
Rap, Oralidade épica, Emicida, RashidResumo
O artigo pretende investigar traços épicos no RAP a partir de dois álbuns significativos do gênero no contemporâneo: O Glorioso Retorno de Quem Nunca Esteve Aqui, de Emicida (O Glorioso [...], 2013) e Movimento Rápido dos Olhos, de Rashid (Movimento [...], 2022). Neles, o aspecto narrativo é evidenciado por meio de dados autobiográficos, contação de história, animação gráfica e outros recursos. Essa natureza do estilo se explica por sua filiação à cultura hip-hop, de origem afrodiaspórica, e remete à epicidade da poesia oral africana, atestada por teóricos como Paul Zumthor e Ruth Finnegan. Assim, o RAP se dá em uma interlocução a partir do MC para o jovem periférico, segunda pessoa geralmente introjetada nas letras, a quem elas são dirigidas. Tal senso de comunidade percebido nesse recurso do endereçamento é mais um dado que reforça rastros da épica neste gênero musical, afinal, como o MC, o poeta épico encarna o papel de representante de seu povo
Downloads
Referências
BINJA, E. J. B. Tradição oral em África: valores, movimentos e resistência. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE SOCIOLOGIA, 3., 2020, São Cristóvão. Anais [...]. São Cristóvão: Universidade Federal de Sergipe, 2020.
DUARTE, Z. A tradição oral na África. Estudos de Sociologia, Recife, v. 2, n. 15, p. 181- 189, 2009. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revsocio/article/view/235328.
EMICIDA. Emicida faz show no Auditório Ibirapuera. [Entrevista concedida a] Elaine Mafra. Rap Nacional, [s. l.], 29 jan. 2014, disponível em: https://www.rapnacional.com.br/emicida-faz-show-no-auditorio-ibirapuera/. Acesso em: 10 jan. 2024.
FAVELA vive 4. [Compositor e intérprete]: ADL, MC Cabelinho, Kmila Cdd, Orochi, Cesar Mc, Edi Rock. Rio de Janeiro: GL Lab, 2021.
FINNEGAN, R. O significado da literatura em culturas orais. In: QUEIROZ, S. (org.). A tradição oral. Belo Horizonte: Fale; Editora da UFMG, 2006.
MARTINS, L. Performances da oralitura: corpo, lugar da memória. Letras, Santa Maria, n. 26, p. 63-81, jun. 2003. DOI: https://doi.org/10.5902/2176148511881.
MOVIMENTO rápido dos olhos. [Compositor e intérprete]: Rashid. São Paulo: Sony Music Entertainment, 2022.
O GLORIOSO retorno de quem nunca esteve aqui. [Compositor e intérprete]: Emicida. São Paulo: LabFantasma, 2013.
ROSENFELD, A. O teatro épico. São Paulo: Perspectiva, 1985.
STAIGER, E. Conceitos fundamentais da poética. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1977.
ZIBORDI, M. A narrativa e os narradores épicos do rap. São Paulo: Mandruvá, 2013.
ZUMTHOR, P. Introdução à poesia oral. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Sergio Bento, Gloria Maria Nunes Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Boitatá esta licenciada com CC BY sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.