A ressignificação no poema-performance de Fernando Aguiar
DOI:
https://doi.org/10.5433/boitata.2023v18.e48473Palavras-chave:
Experimentalismo, Corpo, PerformanceResumo
Este artigo versa sobre o poema-performance na obra do experimentalista português Fernando Aguiar. Pelo caminho da ruptura com o cânone, Aguiar faz do poema-performance um mecanismo de resistência. Neste trabalho, discutimos esse caminho de ruptura tomado pelo poeta e centramos nossa análise em “3 Sonetos-Acção”, poema-performance realizado em 22 de outubro de 2011, no Festival Poético de Madri – Poetas por Km2, observando a desconstrução dos mecanismos de controle da linguagem e a consequente ressignificação poética advinda dela. A fundamentação teórica apoia-se, principalmente, em E. M. de Melo e Castro (2014), Muniz Sodré (2002) Zumthor (2007) e Foucault (1986; 2000; 2008).
Downloads
Referências
AGUIAR, F. Poesia: ou a interação dos sentidos. Texto à volta da performance, [s. l.], 25 jan. 2010. Disponível em: http://textoavoltadaperformance.blogspot.com.br. Acesso em: 2 fev. 2023.
FERNANDO Aguiar en '2011 Poetas por km². Poético Festival. Madrid'. Madrid: [s. n.], 2011. 1 vídeo (7min54). Publicado pelo canal Soypoeta. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9ycqFq4lHso. Acesso em: 2 fev. 2023.
FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. 7. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.
FOUCAULT, M. Em defesa da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
FOUCAULT, M. Microfísica do poder. 6. ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1986.
DIAS, S. I. das C. G. O corpo como texto: poesia, performance e experimentalismo nos anos 80 em portugal. 2015. Tese (Doutorado em Linguagens e Heterodoxias) – Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra, Coimbra, 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/10316/29608. Acesso em: 2 fev. 2023.
MELO e CASTRO, E. M. de. Poética do ciborgue: antologia de textos sobre tecnopoiesis. Rio de Janeiro: Confraria do Vento, 2014.
SODRÉ, M. Antropológica do espelho: uma teoria da comunicação linear e em rede. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
ZUMTHOR, P. Performance, recepção, leitura. Tradução de Jerusa Pires e Suely Fenerich. 2. ed. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Priscila Vasques Castro Dantas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Boitatá esta licenciada com CC BY sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.