A ressignificação no poema-performance de Fernando Aguiar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2023v18.e48473

Palavras-chave:

Experimentalismo, Corpo, Performance

Resumo

Este artigo versa sobre o poema-performance na obra do experimentalista português Fernando Aguiar. Pelo caminho da ruptura com o cânone, Aguiar faz do poema-performance um mecanismo de resistência. Neste trabalho, discutimos esse caminho de ruptura tomado pelo poeta e centramos nossa análise em “3 Sonetos-Acção”, poema-performance realizado em 22 de outubro de 2011, no Festival Poético de Madri – Poetas por Km2, observando a desconstrução dos mecanismos de controle da linguagem e a consequente ressignificação poética advinda dela. A fundamentação teórica apoia-se, principalmente, em E. M. de Melo e Castro (2014), Muniz Sodré (2002) Zumthor (2007) e Foucault (1986; 2000; 2008).

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Biografia do Autor

Priscila Vasques Castro Dantas, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Educação (PPGE/UFAM), mestra em Letras – Estudos Literários (PPGL/UFAM) e licenciada em Letras (UFAM). E-mail: priscilavasques84@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5459-6458

Referências

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Publicado

2023-10-19

Como Citar

Vasques Castro Dantas, P. (2023). A ressignificação no poema-performance de Fernando Aguiar. Boitatá, 18(35), e023010. https://doi.org/10.5433/boitata.2023v18.e48473

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