Palmas, pandeiros e cantorias: a poesia oral do samba de roda nas cantigas de batuque
DOI:
https://doi.org/10.5433/boitata.2022v17.e45595Palavras-chave:
Poesia oral, Samba de roda, Batuque, Grupo Pinote, Sertão da Bahia.Resumo
Este trabalho, recorte de uma pesquisa maior acerca da configuração do samba de roda, objetiva discutir a poesia oral do samba de roda do Grupo Pinote, com ênfase nas cantigas de batuque. A análise que propomos se pauta nos aspectos formais, temáticos e performáticos das cantigas, com o intuito de entender os jogos de estilo e de sentido construídos pelos sambadores, em uma poética em que corpos, vozes e percussão amalgamam a existência de um coletivo e sua relação com o público, no seio ontológico da roda de samba. O escopo teórico que embasa o nosso trabalho enlaça as discussões de: Zumthor (1993, 2010, 2014), Silva (2014) e Fernandes (2007, Araújo (2015) e Santana (2014), o Dossiê do samba de roda do Recôncavo Baiano (BRASIL, 2006), Döring (2016), e Exdell (2017). Os pressupostos metodológicos deste trabalho pautaram-se na Etnometodologia, na perspectiva de Haguette (2010) e Watson e Gestaldo (2015). Como procedimento de análise das cantigas, amparamo-nos na Análise de Conteúdo, a partir de Franco (2008).Downloads
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Referências
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Publicado
2022-12-06
Como Citar
Santos Xavier, L., & Dias de Carvalho Sousa, D. (2022). Palmas, pandeiros e cantorias: a poesia oral do samba de roda nas cantigas de batuque. Boitatá, 17(33), 91–114. https://doi.org/10.5433/boitata.2022v17.e45595
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