Palmas, pandeiros e cantorias: a poesia oral do samba de roda nas cantigas de batuque
Palavras-chave:
Poesia oral, Samba de roda, Batuque, Grupo Pinote, Sertão da Bahia.Resumo
Este trabalho, recorte de uma pesquisa maior acerca da configuração do samba de roda, objetiva discutir a poesia oral do samba de roda do Grupo Pinote, com ênfase nas cantigas de batuque. A análise que propomos se pauta nos aspectos formais, temáticos e performáticos das cantigas, com o intuito de entender os jogos de estilo e de sentido construídos pelos sambadores, em uma poética em que corpos, vozes e percussão amalgamam a existência de um coletivo e sua relação com o público, no seio ontológico da roda de samba. O escopo teórico que embasa o nosso trabalho enlaça as discussões de: Zumthor (1993, 2010, 2014), Silva (2014) e Fernandes (2007, Araújo (2015) e Santana (2014), o Dossiê do samba de roda do Recôncavo Baiano (BRASIL, 2006), Döring (2016), e Exdell (2017). Os pressupostos metodológicos deste trabalho pautaram-se na Etnometodologia, na perspectiva de Haguette (2010) e Watson e Gestaldo (2015). Como procedimento de análise das cantigas, amparamo-nos na Análise de Conteúdo, a partir de Franco (2008).Referências
ARAÚJO, Nerivaldo Alves. Na cadência das águas do Velho Chico: poética oral do samba de roda ribeirinho. 220 f. Il. 2015. Tese (Doutorado) – Instituto de Letras, Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2015.
BRASIL. Dossiê do samba de roda do Recôncavo Baiano. Brasília: Ministério da Cultura, IPHAN, 2006.
DÖRING, Katharina. Cantador de chula: o samba antigo do recôncavo baiano. Salvador: Pinaúna, 2016.
EXDELL, Charles. Violeiro de samba: retratos do samba de roda no Sertão baiano. 164 f. il. 2017. Dissertação (Mestrado) – Escola de Música, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, 2017.
FERNANDES, Frederico Augusto Garcia. A voz e o sentido: poesia oral em sincronia. São Paulo: Editora UNESP, 2007.
FRANCO, Maria Laura Puglisi Barbosa. Análise de conteúdo. 3. ed. Brasília: Liber Livro Editora, 2008.
HAGUETTE, Teresa Maria Frota. Etnometodologia. In: HAGUETTE, Teresa Maria Frota. Metodologias qualitativas na sociologia. 12. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.
SANTANA, Gean Paulo Gonçalves. Vozes e versos quilombolas: uma poética identitária e de resistência em Helvécia. 265f. Il. 2014. Tese (Doutorado) – Faculdade de Letras, Pontifícia
Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). Porto Alegre, 2014.
SANTOS, Alvanita Almeida. Gêneros da literatura popular: na encruzilhada dos métodos. In: COSTA, Edil Silva; FERNANDES, Frederico Augusto Garcia Fernandes; ARAÚJO Nerivaldo Alves (org.). Vozes, performances e arquivos de saberes. Salvador: Eduneb, 2018. p. 305-318.
SILVA, Andréa Betânia da. Entre pés-de-parede e festivais: rota(s) das poéticas orais na cantoria de improviso no Brasil. 801f. 2014. Tese (Doutorado). Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Milton Santos, Universidade Federal da Bahia; École Doctorale Lettres, Langues, Spectacles, Université Paris Ouest Nanterre La Défense, Salvador/ Nanterre, 2014.
TODOROV, Tzvetan. Poética e Crítica. In: TODOROV, Tzvetan. As estruturas narrativas. 2. ed. São Paulo: Editora Perspectiva, 1970.
WATSON, Rod; GESTALDO, Édison. Etnometodologia e análise da conversa. Petrópolis, RJ: Vozes; Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio, 2015.
ZUMTHOR, Paul. A letra e a voz: a “literatura” medieval. Trad. Jerusa Pires Ferreira. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
ZUMTHOR, Paul. Introdução à poesia oral. Trad. Jerusa Pires Ferreira et al. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. Trad. Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich. 1. ed. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Boitatá

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International