Palmas, pandeiros e cantorias: a poesia oral do samba de roda nas cantigas de batuque
DOI:
https://doi.org/10.5433/boitata.2022v17.e45595Keywords:
Poesia oral, Samba de roda, Batuque, Grupo Pinote, Sertão da Bahia.Abstract
Este trabalho, recorte de uma pesquisa maior acerca da configuração do samba de roda, objetiva discutir a poesia oral do samba de roda do Grupo Pinote, com ênfase nas cantigas de batuque. A análise que propomos se pauta nos aspectos formais, temáticos e performáticos das cantigas, com o intuito de entender os jogos de estilo e de sentido construídos pelos sambadores, em uma poética em que corpos, vozes e percussão amalgamam a existência de um coletivo e sua relação com o público, no seio ontológico da roda de samba. O escopo teórico que embasa o nosso trabalho enlaça as discussões de: Zumthor (1993, 2010, 2014), Silva (2014) e Fernandes (2007, Araújo (2015) e Santana (2014), o Dossiê do samba de roda do Recôncavo Baiano (BRASIL, 2006), Döring (2016), e Exdell (2017). Os pressupostos metodológicos deste trabalho pautaram-se na Etnometodologia, na perspectiva de Haguette (2010) e Watson e Gestaldo (2015). Como procedimento de análise das cantigas, amparamo-nos na Análise de Conteúdo, a partir de Franco (2008).Downloads
References
ARAÚJO, Nerivaldo Alves. Na cadência das águas do Velho Chico: poética oral do samba de roda ribeirinho. 220 f. Il. 2015. Tese (Doutorado) – Instituto de Letras, Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2015.
BRASIL. Dossiê do samba de roda do Recôncavo Baiano. Brasília: Ministério da Cultura, IPHAN, 2006.
DÖRING, Katharina. Cantador de chula: o samba antigo do recôncavo baiano. Salvador: Pinaúna, 2016.
EXDELL, Charles. Violeiro de samba: retratos do samba de roda no Sertão baiano. 164 f. il. 2017. Dissertação (Mestrado) – Escola de Música, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, 2017.
FERNANDES, Frederico Augusto Garcia. A voz e o sentido: poesia oral em sincronia. São Paulo: Editora UNESP, 2007.
FRANCO, Maria Laura Puglisi Barbosa. Análise de conteúdo. 3. ed. Brasília: Liber Livro Editora, 2008.
HAGUETTE, Teresa Maria Frota. Etnometodologia. In: HAGUETTE, Teresa Maria Frota. Metodologias qualitativas na sociologia. 12. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.
SANTANA, Gean Paulo Gonçalves. Vozes e versos quilombolas: uma poética identitária e de resistência em Helvécia. 265f. Il. 2014. Tese (Doutorado) – Faculdade de Letras, Pontifícia
Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). Porto Alegre, 2014.
SANTOS, Alvanita Almeida. Gêneros da literatura popular: na encruzilhada dos métodos. In: COSTA, Edil Silva; FERNANDES, Frederico Augusto Garcia Fernandes; ARAÚJO Nerivaldo Alves (org.). Vozes, performances e arquivos de saberes. Salvador: Eduneb, 2018. p. 305-318.
SILVA, Andréa Betânia da. Entre pés-de-parede e festivais: rota(s) das poéticas orais na cantoria de improviso no Brasil. 801f. 2014. Tese (Doutorado). Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Milton Santos, Universidade Federal da Bahia; École Doctorale Lettres, Langues, Spectacles, Université Paris Ouest Nanterre La Défense, Salvador/ Nanterre, 2014.
TODOROV, Tzvetan. Poética e Crítica. In: TODOROV, Tzvetan. As estruturas narrativas. 2. ed. São Paulo: Editora Perspectiva, 1970.
WATSON, Rod; GESTALDO, Édison. Etnometodologia e análise da conversa. Petrópolis, RJ: Vozes; Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio, 2015.
ZUMTHOR, Paul. A letra e a voz: a “literatura” medieval. Trad. Jerusa Pires Ferreira. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
ZUMTHOR, Paul. Introdução à poesia oral. Trad. Jerusa Pires Ferreira et al. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. Trad. Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich. 1. ed. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Luciano Santos Xavier, Denise Dias de Carvalho Sousa
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Boitatá esta licenciada com CC BY sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.