Arte(manhas) da cultura afroindígena: Trajetórias e Experiências de Mestre Damasceno pelo Marajó dos Campos

Autores

  • Augusto César Miranda Nunes Universidade da Amazônia - UNAMA; Faculdade de Estudos Avançados do Pará
  • Agenor Sarraf Pacheco Faculdade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2012v7.e31233

Palavras-chave:

Cultura Afroindígena, Mestre Damasceno, Estudos Culturai

Resumo

Visibilizando fronteiras porosas e polêmicas das manifestações culturais contemporâneas no Marajó dos Campos, experienciadas por agentes detentores do poder local e produtores culturais populares, o ensaio estabelece um diálogo da arte produzida por mestre Damasceno Gregório dos Santos, afroindígena marajoara de Salvaterra, com as percepções e tratamentos dado pelas políticas culturais e educacionais locais sobre a cultura popular marajoara. Ao relacionarmos a produção das memórias captadas em vídeo e por escrito aos sentidos da luta pela valorização dos saberes-fazeres de mestre Damasceno, alcançamos arte(manhas) da cultura afroindígena marajoara, revelando-se em sua riqueza patrimonial e driblando estratégias para não se deixar silenciar.

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Biografia do Autor

Augusto César Miranda Nunes, Universidade da Amazônia - UNAMA; Faculdade de Estudos Avançados do Pará

Mestrando em Comunicação, Linguagem e Cultura da Universidade da Amazônia – UNAMA. Professor da Faculdade de Estudos Avançados do Pará – FEAPA

Agenor Sarraf Pacheco, Faculdade Federal do Pará

Doutor em História Social (PUC-SP). Professor Adjunto da Universidade Federal do Pará (UFPA), vinculado aos Programas de Pós-Graduação em Artes (PPGArtes) e Antropologia (PPGA)

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Publicado

2012-06-10

Como Citar

Nunes, A. C. M., & Pacheco, A. S. (2012). Arte(manhas) da cultura afroindígena: Trajetórias e Experiências de Mestre Damasceno pelo Marajó dos Campos. Boitatá, 7(13), 1–19. https://doi.org/10.5433/boitata.2012v7.e31233

Edição

Seção

Dossiê