A poética da voz: análise da voz em narrativas orais
DOI:
https://doi.org/10.5433/boitata.2011v6.e31181Palavras-chave:
Narrativas Orais, Poética da voz, Poética do CorpoResumo
Contar histórias é um exercício milenar por meio da qual se observam ideologias, identidade, saberes e, ao serem narradas, as histórias contam com um instrumento imprescindível ao narrador: a voz. Embora nem todos os indivíduos desenvolvam a habilidade para contar histórias, narrar é um ato cuja natureza é inerente ao homem. É por meio da voz, e também por gestos e movimentos do corpo, que as narrativas orais se constituem enquanto elementos poéticos e são esses elementos que nos propomos a analisar neste trabalho. Entendemos que voz e corpo fazem parte da performance do narrador que, ao narrar, demonstra o poder criativo que possui e a sabedoria para lidar com a realidade na qual está inserido.
Downloads
Referências
BURKE, Peter. Cultura Popular na Idade Moderna. São Paulo: Cia das Letras, 1989.
CHARTIER, Roger. História da leitura no mundo ocidental. 2.ed. São Paulo, Ática, 1999.
FERNANDES, Frederico Augusto Garcia. A voz em performance. Tese (doutorado em Letras). UNESP: Assis, 2003a.
FERNANDES, Frederico Augusto Garcia. Oralidade e Literatura: manifestações e abordagens no Brasil. Londrina: Eduel, 2003.
HARTMAN, Luciana. Performance e experiência nas narrativas orais da fronteira entre Argentina, Brasil e Uruguai. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 11, n. 24, p. 125- 153, jul./dez. 2005.
HAVELOCK, Eric. A equação oralidade-escritura: uma fórmula para a mente moderna. In: OLSON, David; TORRANCE, Nancy. Cultura e oralidade. Tradução de Valter Lellis Siqueira. São Paulo: Ática, 1995. p. 17-34.
JARDIM, Marcelo Rodrigues. Além do mal, aquém do bem: moral em narrativas orais referentes ao corpo seco. Revista Boitatá. Vol. 01, 2006, p. 01-11.
ONG, Walter. Oralidade e Cultura Escrita. Trad. Enid ª Dobránszky. Campinas: Papiros, 1998.
PELEN, Jean Noël. Memória da literatura oral. In: PELEN, Jean Noël. A dinâmica discursiva da literatura oral: reflexões sobre a noção de etnotexto. Tradução de Maria Thereza Sampaio. História e Oralidade (PUC-SP), v. 22, p. 49-77, 2001.
PESAVENTO, Sandra Jatahy. Em busca de uma outra história: Imaginando o Imaginário. Revista Brasileira de História. São Paulo. V. 15,n. 29, p. 9-27. 1995.
ZUMTHOR, Paul. A letra e a voz: a literatura medieval. Trad. Jerusa Pires Ferreira e Amalio Pinheiro. São Paulo: Cia das Letras, 1993.
ZUMTHOR, Paul. Introdução à poesia oral. São Paulo: Educ/Hucitec, 1997.
ZUMTHOR, Paul. Performance, Recepção, Leitura. Trad. Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich. São Paulo: HUCITEC, 2000.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1969 Claudia Vanessa Bergamini

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Boitatá esta licenciada com CC BY sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.