A cultura sul-mato-grossense e sua condição mestiça: aspectos semióticos da manifestação popular do El Toro Candil
DOI:
https://doi.org/10.5433/boitata.2010v5.e31170Palavras-chave:
Mestiçagem, Cultura popular, Cultura sul-mato-grossenseResumo
A mestiçagem é um pensamento da mediação que se exerce nos intervalos, nos interstícios, nas fronteiras a partir dos cruzamentos e das trocas; pertence ao território do ato e procede ao deslocamento do que se tinha como categorial, colocando, assim, em questão princípios, nomeadamente o princípio da “Identidade”. Este artigo tem como objetivo abordar a rica e estratificada cultura traduzida em significativas produções artísticas sul-matogrossenses (música, dança, literatura, teatro, pintura, escultura, cinema), verificando particularmente as festividades do El Toro Candil como fator de mestiçagem e interculturalidade.
Downloads
Referências
BHABHA, Homi K. O local da Cultura. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2007.
CANCLINI, Nestor Garcia. Culturas Híbridas. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo: 2006.
CARVALHO NETO, Paulo de. Folklore Del Paraguay. Assuncón: El Lector, 1996.
CARVALHAL, Tania Franco. Relendo “O gaúcho a pé”. In: MASINA, Léa ; APPEL, Myrna Bier. (Org.). A geração de 30 no Rio Grande do Sul: literatura e artes plásticas. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2000.
CARVALHAL, Tania Franco. O próprio e o alheio: ensaios de literatura comparada. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2003.
GRUZINSKI, Serge. O pensamento mestiço. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2000.
LAPLANTINE e NOUSS, François e Alexis. A Mestiçagem. Trad. Ana Cristina Leonardo. Lisboa: Bilioteca Básica de Ciência e Cultura- Instituto Piaget, s.d.
LOTMAN, Iuri e Boris USPENSKI. “Sobre o mecanismo Semiótico da Cultura”.Em Ensaios de Semiótica Soviética. Lisboa: Livros Horizonte,1981.
LOTMAN, Iuri. A estrutura do texto artístico. Editorial Estampa: Lisboa, 1978. MARIN, Jérri Roberto. Hibridismo cultural na fronteira do Brasil com o Paraguai e a Bolívia. In: ABDALA JUNIOR, B.; FANTINI, Marli. (orgs.) Portos flutuantes: trânsitos ibero-afroamericanos. São Paulo: Ateliê Editorial, 2004.
MARTIN-BARBERO, Jesús. Dos Meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2008.
MENEGAZZO, Maria Adélia. “Representações Artísticas e Limites Espaciais: O Regionalismo Revisitado”. In: SANTOS, P. S. N. dos; RUSSEFF, I; MARINHO,M. (Org) . Ensaios Farpados. Campo Grande: Letra Livre, 2001. SANTOS, Paulo Sérgio Nolasco dos. Fronteiras do Local.Campo Grande-MS: Editora UFMS, 2008.
MENEGAZZO, Maria Adélia ( Org). Literatura e Práticas Culturais.Dourados-MS: Editora da UFGD, 2009.
MENEGAZZO, Maria Adélia. Ensaios generales sobre el barroco. México: Fondo de Cultura Econômica, 1987.
SANTAELLA, Lúcia. Porque a Comunicação e as artes estão Convergindo. São Paulo: Paulus, 2005.
SIGRIST, Marlei. Chão batido- a cultura popular em Mato Grosso do Sul. Campo Grande: UFMS, 2008.
SIGRIST, Marlei. “Um paraíso entre a Cordilheira e o Cerrado”, In: SENAC.DN. Pantanal: sinfonia de sabores e cores. Rio de Janeiro: Ed. Senac Nacional, 2003.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1969 Gicelma da Fonseca Torchi-Chacarosqui

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Boitatá esta licenciada com CC BY sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.