Paisagem religiosa: o catolicismo popular e as companhias de reis e do Menino Jesus de Carmo do Rio Claro-MG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2021v16.e44134

Palavras-chave:

Paisagem, Religiosidade, Manifestações religiosas, Catolicismo popular, Geografia Cultural.

Resumo

No município de Carmo do Rio Claro-MG evidencia-se a expressão do catolicismo popular, com destaque para um sistema cultural religioso e inúmeras práticas de religiosidade vinculadas ao calendário litúrgico. A partir da observação das Companhias de Reis e do Menino Jesus buscou-se identificar as diversas práticas de religiosidade popular e a espacialidade dos símbolos e manifestações religiosas. Ainda focou-se na identificação e interpretação da simbologia que as sustentam. Como metodologia adotou-se a pesquisa de campo - com a observação participante e a realização de entrevistas. O conceito de paisagem religiosa foi contemplado na perspectiva da Geografia Cultural como pressuposto para se pensar as Companhias de Reis e do Menino Jesus enquanto um sistema de crença religiosa, permeada por códigos, símbolos e signos que revelam práticas históricas, vivências, memórias individuais e coletivas para ser preservadas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fábio Martins, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Doutorando na Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Leonel Brizolla Monastirsky, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Doutor pela Universidade Federal de Santa Catarina. Docente na Universidade Estadual de Ponta Grossa –PR.

Referências

BRANDÃO, C. R. A folia de reis de Mossâmedes. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Cultura, Departamento de Assuntos Culturais, Fundação Nacional de Arte-FUNARTE, 1977.

CLAVAL, P. A contribuição francesa ao desenvolvimento da abordagem cultural na Geografia. In: CORRÊA, R. L., ROSENDAHL, Z. Introdução à geografia cultural. 5. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011.

CLAVAL, P. A geografia cultural. Florianópolis: UFSC, 1999.
COSGROVE, D. A geografia está em toda parte: cultura e simbolismo nas paisagens humanas. In: ROSENDAHL, Z.; CORRÊA, R. L. Geografia cultural: uma antologia. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2012.

COSGROVE, D. Em direção a uma geografia radical: problemas da teoria. In: CORRÊA, R. L., ROSENDAHL, Z. Introdução à geografia cultural. 5. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011.

COSGROVE, D.; JACKSON, P. Novos rumos da geografia cultural. In: CORRÊA, R. L., ROSENDAHL, Z. Introdução à geografia cultural. 5ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011.

DARDEL, E. O homem e a terra: a natureza da realidade geográfica. São Paulo: Perspectiva, 2015.

ELIADE, M. O sagrado e o profano: a essência das religiões. São Paulo: Martins Fontes, 2018.

GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2012.
GIL FILHO, S. F. Espaço sagrado: estudos em geografia da religião. Curitiba: Ibpex, 2008.

GRILO, A. T. Carmo do Rio Claro: aulas de história social caderno 1. Carmo do Rio Claro: Departamento de Educação e Cultura, 1996.

HEIDRICH, Á. L. Método e metodologias na pesquisa das geografias com cultura e sociedade. In: HEIDRICH, Álvaro Luiz; PIRES, Claudia Luisa Zeferino. Abordagens e práticas da pesquisa qualitativa em geografia e saberes sobre espaço e cultura. Porto Alegre: Letra1, 2016.

KOZEL, S. Geopoética das paisagens: olhar, sentir e ouvir a natureza. Caderno de Geografia, Belo Horizonte, v. 22, n. 37, 2012.

PEREIRA, C. J.; TORRES, M. A. Espacialidades religiosas. In: GIL FILHO, S. F. Liberdade e religião: o espaço sagrado no século XXI. Curitiba: CRV, 2016.

ROSENDAHL, Z. História, teoria e método em geografia da religião. Espaço e cultura, Rio de Janeiro, n. 31, p. 24-39, 2012.

TORRES, M. A. As paisagens da memória e a identidade religiosa. Raega - O Espaço Geográfico em Análise, Curitiba, v. 27, p. 94-110, 2013.

Downloads

Publicado

2021-12-07

Como Citar

Martins, F., & Brizolla Monastirsky, L. (2021). Paisagem religiosa: o catolicismo popular e as companhias de reis e do Menino Jesus de Carmo do Rio Claro-MG. Boitatá, 16(32), 71–84. https://doi.org/10.5433/boitata.2021v16.e44134