Paisagem religiosa: o catolicismo popular e as companhias de reis e do Menino Jesus de Carmo do Rio Claro-MG
DOI:
https://doi.org/10.5433/boitata.2021v16.e44134Palavras-chave:
Paisagem, Religiosidade, Manifestações religiosas, Catolicismo popular, Geografia Cultural.Resumo
No município de Carmo do Rio Claro-MG evidencia-se a expressão do catolicismo popular, com destaque para um sistema cultural religioso e inúmeras práticas de religiosidade vinculadas ao calendário litúrgico. A partir da observação das Companhias de Reis e do Menino Jesus buscou-se identificar as diversas práticas de religiosidade popular e a espacialidade dos símbolos e manifestações religiosas. Ainda focou-se na identificação e interpretação da simbologia que as sustentam. Como metodologia adotou-se a pesquisa de campo - com a observação participante e a realização de entrevistas. O conceito de paisagem religiosa foi contemplado na perspectiva da Geografia Cultural como pressuposto para se pensar as Companhias de Reis e do Menino Jesus enquanto um sistema de crença religiosa, permeada por códigos, símbolos e signos que revelam práticas históricas, vivências, memórias individuais e coletivas para ser preservadas.
Downloads
Referências
CLAVAL, P. A contribuição francesa ao desenvolvimento da abordagem cultural na Geografia. In: CORRÊA, R. L., ROSENDAHL, Z. Introdução à geografia cultural. 5. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011.
CLAVAL, P. A geografia cultural. Florianópolis: UFSC, 1999.
COSGROVE, D. A geografia está em toda parte: cultura e simbolismo nas paisagens humanas. In: ROSENDAHL, Z.; CORRÊA, R. L. Geografia cultural: uma antologia. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2012.
COSGROVE, D. Em direção a uma geografia radical: problemas da teoria. In: CORRÊA, R. L., ROSENDAHL, Z. Introdução à geografia cultural. 5. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011.
COSGROVE, D.; JACKSON, P. Novos rumos da geografia cultural. In: CORRÊA, R. L., ROSENDAHL, Z. Introdução à geografia cultural. 5ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011.
DARDEL, E. O homem e a terra: a natureza da realidade geográfica. São Paulo: Perspectiva, 2015.
ELIADE, M. O sagrado e o profano: a essência das religiões. São Paulo: Martins Fontes, 2018.
GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2012.
GIL FILHO, S. F. Espaço sagrado: estudos em geografia da religião. Curitiba: Ibpex, 2008.
GRILO, A. T. Carmo do Rio Claro: aulas de história social caderno 1. Carmo do Rio Claro: Departamento de Educação e Cultura, 1996.
HEIDRICH, Á. L. Método e metodologias na pesquisa das geografias com cultura e sociedade. In: HEIDRICH, Álvaro Luiz; PIRES, Claudia Luisa Zeferino. Abordagens e práticas da pesquisa qualitativa em geografia e saberes sobre espaço e cultura. Porto Alegre: Letra1, 2016.
KOZEL, S. Geopoética das paisagens: olhar, sentir e ouvir a natureza. Caderno de Geografia, Belo Horizonte, v. 22, n. 37, 2012.
PEREIRA, C. J.; TORRES, M. A. Espacialidades religiosas. In: GIL FILHO, S. F. Liberdade e religião: o espaço sagrado no século XXI. Curitiba: CRV, 2016.
ROSENDAHL, Z. História, teoria e método em geografia da religião. Espaço e cultura, Rio de Janeiro, n. 31, p. 24-39, 2012.
TORRES, M. A. As paisagens da memória e a identidade religiosa. Raega - O Espaço Geográfico em Análise, Curitiba, v. 27, p. 94-110, 2013.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Fábio Martins, Leonel Brizolla Monastirsky
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Boitatá esta licenciada com CC BY sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.