Avaliação de diferentes tipos de camas e densidades populacionais sobre a produtividade de duas linhagens comerciais de frangos de corte
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.1994v15n1p40Palavras-chave:
Cama de frango, Densidade populacional, Produtividade de frangos de corte, Linhagens.Resumo
O experimento foi realizado com o objetivo de estudar os efeitos de três densidades populacionais (10, 12 e 14 aves/m2), três tipos de camas (casca de arroz, capim colonião e capim elefante var. napier) e duas linhagens, Arbor Acres e Hubbard) sobre os índices de produtividade de frangos de corte nos períodos 1 (1 a 28 dias), 2 (29 a 45 dias) e total (la 45 dias). Utilizou-se 504 pintos de um dia, em um delineamento experimental em blocos casualizados com arranjo fatorial 3x3x2x2. Foram fornecidas rações comerciais contendo 22% e 19% de Proteína Bruta nos períodos 1 e 2, respectivamente. As características estudadas foram: peso corporal médio, ganho de peso médio diário, viabilidade, produção por unidade de área e índice de eficiência produtiva. Observaram-se efeitos significativos ( P < 0,01) das diferentes linhagens sobre todas as características estudadas, exceto sobre a viabilidade, em todos os períodos estudados e sobre o índice de eficiência produtiva no período 2, sendo que a linhagem Hubbard apresentou maiores médias. Os diferentes tipos de camas não afetaram significativamente ( P > 0,05 ) nenhuma das características estudadas, com exceção de produção por unidade de área e índice de eficiência produtiva, no período 1, para as quais foram observadas interação significativa de linhagem x cama. As densidades populacionais afetaram linearmente ( P < 0,01) apenas a característica de produção por unidade de área.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1994 Ivone Yurika Mizubuti, Nilva Aparecida Nicolao Fonseca, João Waine Pinheiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













