Desempenho, características de carcaça e avaliação econômica da substituição do milho grão inteiro por casca de soja peletizada na alimentação de cordeiros em confinamento
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n2p1111Palavras-chave:
Conversão alimentar, Ganho de peso, Ruminantes.Resumo
Este trabalho foi conduzido com o objetivo de avaliar os efeitos de diferentes níveis de substituição do milho inteiro por casca de soja peletizada, em rações com alto teor de concentrados, sem utilização de fibra longa, sobre o consumo, desempenho produtivo e viabilidade econômica da produção de cordeiros em confinamento. Foram utilizados 24 ovinos da raça Texel, sendo 12 machos inteiros e 12 fêmeas da mesma idade, com peso médio inicial de 23 kg, distribuídos em 12 baias, em delineamento experimental inteiramente casualizado. Os tratamentos consistiram de substituições do milho inteiro pela casca de soja, nos níveis de 0% (CS0), 15% (CS15) e 30% (CS30). Os consumos de matéria seca (MS) (kg dia-1), proteína bruta (PB) (kg dia-1, %PV, g PV0,75), e fibra em detergente neutro (FDN) (kg dia-1, %PV, g PV0,75), apresentaram comportamento linear crescente (P<0,05) à medida que se aumentou a inclusão de casca de soja em substituição ao milho inteiro na ração, entretanto, o consumo de extrato etéreo (EE) (g dia-1) apresentou efeito quadrático. Não houve diferença significativa no consumo de MS em relação ao peso vivo e tamanho metabólico, bem como para os consumos de matéria mineral (MM) (g dia-1) e NDT (kg dia-1, %PV, g PV0,75). No ganho médio diário (GMD) foi observado efeito quadrático (P<0,05) dos diferentes níveis de casca de soja nas rações sendo os ganhos de 0,267; 0,327 e 0,224 kg dia-1, nos níveis de 0, 15 e 30%, respectivamente. A conversão alimentar foi afetada de forma linear crescente (P<0,05) com a inclusão de casca de soja na ração. Não foi observada diferença significativa nas características de carcaça. Conforme níveis crescentes de casca de soja foram adicionados à ração, observou-se que houve diminuição do custo/kg MS da ração (R$), porém houve aumento no custo do quilograma de carne produzida. De maneira geral, pode-se concluir que a substituição do milho inteiro por casca de soja peletizada em rações completas com alto teor de concentrados, na proporção de 15%, aumenta o ganho de peso de cordeiros em confinamento e na proporção de 30% afeta negativamente o desempenho animal, contudo não influencia as características de carcaça. Rações sem inclusão de casca de soja produz carne com menor custo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.