Avaliação nutricional do sorgo cultivado com diferentes adubos orgânicos para frangos de crescimento lento
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n5p3341Palavras-chave:
Avicultura alternativa, Aesempenho produtivo, Energia metabolizável.Resumo
Objetivou-se no presente trabalho avaliar o sorgo cultivado com diferentes adubos orgânicos sobre a composição química, valores energéticos, coeficientes de metabolizabilidade dos nutrientes e sua utilização na alimentação de frangos de crescimento lento. Foram realizados dois experimentos, no primeiro foram utilizadas 200 aves de 21 dias de idade, distribuídas em delineamento inteiramente casualizado (DIC), com cinco tratamentos e quatro repetições de 10 aves por unidade experimental. Os tratamentos consistiram de uma dieta referência e quatro dietas testes (sorgo adubado com crotalária, sorgo adubado com milheto, sorgo adubado com húmus e sorgo sem adubação), na qual os sorgos substituíram 30% da dieta referência. Foram avaliados a energia metabolizável aparente (EMA), energia metabolizável aparente corrigida para o balanço de nitrogênio (EMAn), os coeficientes de metabolizabilidade da matéria seca, proteína bruta e energia bruta. No ensaio de desempenho, foram utilizados 200 pintos de 1 dia de idade, distribuídos em delineamento experimental inteiramente casualizado, com cinco tratamentos (T1 - ração referência com milho comercial, T2 – ração com sorgo adubado com crotalária, T3 – ração com sorgo adubado com milheto, T4 – ração com sorgo adubado com húmus e T5 – ração com sorgo sem adubação) e quatro repetições de 10 aves por unidade experimental. Foram avaliados o ganho de peso, consumo de ração, conversão alimentar e o peso final aos 28 dias. Os valores determinados de EMA e EMAn dos sorgos adubados com crotalária, milheto, húmus e o sorgo sem adubação foram de 2894 Kcal kg-1 e 2881 Kcal kg-1; 2736 Kcal kg-1 e 2675 Kcal kg-1; 2727 Kcal kg-1 e 2694 Kcal kg-1; 2994 Kcal kg-1 e 2959 Kcal kg-1, respectivamente, e os coeficientes de metabolizabilidade da MS, PB e EB foram: 76,04%, 42,01% e 75,25% para o sorgo adubado com crotalária; 77,50%, 50,77% e 75,95% para o sorgo adubado com milheto; 77,62%, 46,39% e 75,54% para o sorgo adubado com húmus e 75,83%, 39,53% e 74,71% para o sorgo cultivado sem adubação, respectivamente. Observou-se que a utilização dos sorgos cultivados com diferentes adubações não afetou (P > 0,05) o ganho de peso, consumo de ração, conversão alimentar e peso final. A adubação verde com crotalaria e milheto, e o uso de húmus de esterco bovino são alternativas que podem ser utilizadas no cultivo do sorgo, pois propiciaram grãos com composição nutricional, valores energéticos e coeficientes de metabolizabilidade adequados ao desempenho de frangos de crescimento lento de 1 a 28 dias de idade.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.