Crescimento alométrico dos componentes corporais de borregas mestiças alimentadas com níveis crescentes de concentrado na dieta
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n1p391Palavras-chave:
Coeficiente alométrico, Composição corporal, Ovinos.Resumo
Objetivou-se avaliar o crescimento dos componentes corporais de borregas mestiças alimentadas com níveis crescentes de concentrado na dieta e estabelecer o nível adequado de suplementação para produção de fêmeas para abate. Foram utilizadas 30 borregas lanadas, oriundas de cruzamentos com ovinos da raça Texel, alimentadas com feno de capim-Tifton 85 (Cynodon spp.) e quatro níveis de concentrado na dieta (20, 40, 60 e 80%). No início do experimento foi realizado abate para determinação da composição corporal de seis borregas. Os demais foram abatidos com aproximadamente 48 kg. Para o estudo do crescimento dos componentes em relação ao crescimento corporal dos animais foi utilizado o modelo CC = a x PCJb, onde CC = peso do componente corporal; a e b parâmetros das equações de crescimento e PCJ = peso corporal em jejum. A carcaça, músculos, ossos e trato gastrintestinal foram classificados como componentes de crescimento precoce (b < 1; P < 0,01). Foi observado efeito linear positivo dos níveis de concentrado sobre o crescimento da carcaça e gordura da carcaça (P < 0,05). A quantidade total de gordura aumentou com os níveis crescentes de inclusão de concentrado na dieta (P < 0,05). Recomenda-se a inclusão de 60% de concentrado na dieta de borregas em crescimento para produção de carcaças com precocidade para deposição de músculo e gordura. A inclusão de 20% de concentrado na dieta de borregas é o suficiente para produção de carcaças com máxima deposição de músculos e sem excesso de gordura.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
- Citations
- Citation Indexes: 3
- Captures
- Readers: 5