Recria e terminação de borregas mestiças em confinamento alimentadas com níveis crescentes de concentrado na dieta
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n6p4243Palavras-chave:
Confinamento, Consumo, Coeficiente de digestibilidade, Ganho de peso.Resumo
Objetivou-se avaliar dietas com níveis crescentes de concentrado para borregas confinadas e estabelecer a proporção de concentrado ideal para maximizar a utilização dos nutrientes e o desempenho durante as fases de recria e terminação. Foram confinadas 24 borregas alimentadas com feno de capim-Tifton e níveis crescentes de concentrado na dieta (20, 40, 60 e 80%) para avaliação individual do consumo de matéria seca (CMS), digestibilidade dos nutrientes das dietas, ganho médio diário (GMD) e eficiência alimentar (EA). As borregas foram abatidas com 47 kg. Na fase de recria, o CMS não foi alterado (P>0,05) pela inclusão de concentrado nas dietas (1176 g/dia). Foi observado efeito quadrático dos níveis de concentrado (P<0,05) sobre os coeficientes de digestibilidade de matéria seca (CDMS) e nutrientes digestíveis totais (NDT). Na fase de terminação, houve efeito linear negativo dos níveis de concentrado sobre o CMS (P<0,05), porém a ingestão de NDT foi similar (P>0,05). O CDMS e o valor de NDT apresentaram comportamento quadrático (P<0,05). O GMD e a EA aumentaram com a inclusão de concentrado nas dietas na recria (P<0,05). Durante a fase de terminação, as borregas apresentaram desempenho semelhante (P>0,05). Recomenda-se a inclusão de 71,50% de concentrado na dieta de borregas para maximizar o aproveitamento dos nutrientes e o desempenho na fase de recria e 72,3% de concentrado para fase de terminação.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Semina: Ciências Agrárias

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.