Suplementação de bezerros de corte lactentes em pastejo com diferentes fontes energéticas
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n3p1527Palavras-chave:
Bovinos, Desempenho, Forragem, Milho, Nitrogênio.Resumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de diferentes fontes energéticas, milho, sorgo e farelo de trigo, sobre o desempenho, o consumo, a digestibilidade aparente total dos constituintes da dieta e a eficiência de utilização dos compostos nitrogenados em bezerros de corte submetidos ao creep feeding. Foram utilizados 34 bezerros lactentes (12 machos e 22 fêmeas) com idade e peso médio inicial de quatro meses e 108±3,9 kg, respectivamente. O experimento foi conduzido em blocos casualizados com quatro tratamentos e dois blocos (machos e fêmeas). Os tratamentos foram: controle (MM), fornecimento de mistura mineral ad libitum aos animais; milho (M); milho + sorgo (M+S) e milho + sorgo + farelo de trigo (M+S+FT). Os suplementos continham aproximadamente 20% de proteína bruta (PB) e foram fornecidos na quantidade de 5 g kg-1do peso corporal. Os animais suplementados apresentaram maior (P < 0,05) ganho de peso quando comparados com os animais do tratamento MM. A suplementação aumentou (P < 0,05) os consumos de matéria seca (MS), matéria orgânica (MO), PB, fibra em detergente neutro corrigida para cinzas e proteína (FDNcp), carboidrato não fibroso (CNF), fibra em detergente neutro digerida (FDNd) e matéria orgânica digerida (MOD). A digestibilidade aparente total do CNF foi maior (P < 0,05) nos animais suplementados. Os tratamentos M+S e M+S+FT apresentaram maior (P < 0,05) digestibilidade aparente total da MO, PB e FDNcp. A síntese de compostos nitrogenados foi maior (P < 0,05) nos animais do tratamento M, em relação aos demais tratamentos suplementados. Os animais dos tratamentos M+S e M+S+FT apresentaram maior (P < 0,05) eficiência na utilização do nitrogênio quando comparados aos demais tratamentos. A suplementação concentrada melhorou o desempenho dos animais. Recomenda-se a utilização de outras fontes energéticas (sorgo ou farelo de trigo) associadas ao milho para bezerros lactentes.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.