Desempenho de vacas leiteiras sob pastejo suplementadas com níveis de concentrado e proteína bruta
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n6p3287Palavras-chave:
Composição do leite, NUP, Nutrição, Produção do leite.Resumo
Este trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar os efeitos de quatro níveis de concentrado (0, 1, 3 e 5 kg/vaca/dia) e dois de proteína bruta (PB) (14 e 18% na matéria seca do concentrado) sobre o desempenho (produção e composição do leite), consumo e digestibilidade aparente de nutrientes, e teor de nitrogênio ureico plasmático (NUP) de vacas leiteiras sob pastejo rotacionado em capim Tanzânia (Panicum maximum Jacq. cv. Tanzânia). Foram utilizadas oito vacas mestiças (Holandês x Gir) com peso médio de 488 kg e produção média de 12 kg de leite/vaca/dia. O delineamento experimental utilizado foi o quadrado latino (4x4), com quatro animais e quatro dietas experimentais, sendo utilizados dois quadrados simultâneos e individualizados, cada um com um nível de PB. Foram observadas influências dos níveis de PB sobre os consumos de PB, carboidratos não fibrosos (CNF) e carboidratos totais (CT). Os consumos de matéria seca (MS), PB, extrato etéreo (EE), CT, CNF e nutrientes digestíveis totais (NDT) aumentaram à medida que foram fornecidos os concentrados tanto de 14% (C14) quanto de 18% de PB (C18), individualmente. Os consumos de fibra em detergente neutro (FDN) diminuíram à medida que foram fornecidos os concentrados. Os níveis de PB não influenciaram os coeficientes de digestibilidade aparente da MS, PB, FDN, EE e CT. Contudo, houve aumento nos coeficientes de digestibilidade aparente da MS dos grupos C14 e C18, individualmente. Não houve influência dos níveis de concentrado e de PB sobre os níveis de NUP, produção e composição do leite. Os resultados da pesquisa demonstram que o pastejo rotacionado de capim Tanzânia sem suplementação é a melhor opção de produção de leite na época das chuvas para vacas mestiças com produção média de 12 kg de leite/vaca/dia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Semina: Ciências Agrárias

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.