Monitoramento protéico em rebanhos de vacas leiteiras em Sergipe
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n6p3043Palavras-chave:
Bovino, Nitrogênio ureico no plasma, Reprodução.Resumo
O objetivo dessa pesquisa foi avaliar a concentração de nitrogênio ureico no plasma (NUP) em diferentes rebanhos leiteiros, de modo a obter um diagnóstico dos níveis de aproveitamento proteico dietético de vacas em lactação e relacionar esses níveis com aspectos produtivos e econômicos. O experimento foi conduzido em 25 propriedades rurais com exploração de bovinocultura leiteira, no município de Nossa Senhora da Glória - SE. Foram realizadas coletas de sangue em cinco vacas por propriedade, a cada 30 dias, em um período de três meses para determinação do NUP. Em seguida, foram selecionadas 10 propriedades, entre as 25 avaliadas, que apresentavam maior controle zootécnico, para analisar possíveis associações do NUP com parâmetros nutricionais, produtivos e reprodutivos, além de avaliar o comprometimento da renda do leite (CRL) com a suplementação concentrada. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado, com parcelas subdivididas no tempo. Foram obtidas variações de NUP entre 6,97 e 29,2 mg/dL (P<0,05) e média geral de 15,46mg/dL entre as propriedades. Destas, apenas 37,33% apresentaram NUP dentro dos padrões, sendo verificado que níveis crescentes de proteína bruta (PB) na dieta resultaram na elevação dos valores de NUP e redução da eficiência reprodutiva. Foi observado um comprometimento médio de 38,17% da renda do leite (CRL), com a utilização de concentrado, entre as propriedades. Nas condições desse trabalho, conclui-se que houve grande variação nos níveis de NUP que apresentaram desde valores baixos, indicando possível falha no manejo nutricional a níveis acima dos preconizados, sugerindo um excesso de proteína oferecido aos animais ou desbalanço nutricional na relação proteína/energia. Esses dados demonstram a necessidade de uma assistência técnica local orientando para um melhor manejo nutricional desses rebanhos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.