Desafios da Inserção de Gênero na Formação Inicial a Partir das Experiências de Professoras Acadêmicas Feministas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2176-6665.2024v29n2e48937

Palavras-chave:

gênero, feminismo, formação docente inicial, pedagogia, “ideologia de gênero”

Resumo

Este texto aborda os desafios da inserção de gênero na formação inicial docente, diante do preocupante cenário social e político, no qual movimentos antigênero questionam a pertinência da discussão de gênero no âmbito educacional. Analisa os relatórios da UNESCO sobre “Educação em Sexualidade e Relações de Gênero na Formação Inicial Docente no Ensino Superior", de 2014 e 2017. Para isso, o texto apresenta as experiências de quatro professoras universitárias feministas da região sul e sudeste do Brasil, bem como seus esforços e negociações para a promoção de mudanças relacionadas à temática, revelando o currículo como um campo de disputas, com tensos processos que permeiam a institucionalização da temática de gênero. O artigo provoca-nos a pensar como a violência de gênero na universidade assume também um caráter denunciatório da discriminação estrutural de gênero, que inclusive afeta a ocupação dos espaços de tomada de decisão. Por fim, o texto aponta para a importância da construção de um projeto político pedagógico comprometido com a eliminação das desigualdades, que possa servir de instrumento de resistência para o campo educativo.

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Biografia do Autor

Amanda Rodrigues Duarte, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Mestra em Educação pela Universidade Federal de São Paulo (2021). Professora de História na Rede Municipal de Educação de São Paulo. 

Daniela Finco, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2010). Docente junto ao Departamento e ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo.

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Publicado

2024-05-15

Como Citar

DUARTE, Amanda Rodrigues; FINCO, Daniela. Desafios da Inserção de Gênero na Formação Inicial a Partir das Experiências de Professoras Acadêmicas Feministas. Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 29, n. 2, p. 1–20, 2024. DOI: 10.5433/2176-6665.2024v29n2e48937. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/48937. Acesso em: 21 nov. 2024.

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