Pensando a Sociologia no ensino médio através dos PCNEM e das OCNEM

Autores

  • Carolina Dias Cunha Casão Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Cristiane Thaís Quinteiro Universidade Estadual de Londrina - UEL

DOI:

https://doi.org/10.5433/2176-6665.2007v12n1p225

Palavras-chave:

Ensino de Sociologia, PCN, OCN, Neoliberalismo

Resumo

Este artigo tem como objetivo uma análise comparativa entre os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN – (1999) e as Orientações Curriculares Nacionais – OCN – (2006) da disciplina de Sociologia no Ensino Médio. Tal análise se pauta em Bernstein (2003), considerando as três dimensões que se influenciam mutuamente: campo da contextualização (intelectuais); campo recontextualizador oficial (Estado, governos, secretarias de educação,); e campo recontextualizador (escola).

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Biografia do Autor

Carolina Dias Cunha Casão, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. 

Cristiane Thaís Quinteiro, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio pela Universidade Estadual de Londrina - UEL.

Referências

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Publicado

2007-07-15

Como Citar

CASÃO, Carolina Dias Cunha; QUINTEIRO, Cristiane Thaís. Pensando a Sociologia no ensino médio através dos PCNEM e das OCNEM. Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 12, n. 1, p. 225–238, 2007. DOI: 10.5433/2176-6665.2007v12n1p225. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/3403. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

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