As identidades culturais na contemporaneidade: dilemas e perspectivas em uma conjuntura pós-moderna
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.1999v4n1p7Palabras clave:
Pós-modernidade, Identidades culturais, AntropologiaResumen
Este artigo apresenta uma discussão sobre a definição das identidades culturais diante de E uma conjuntura pós-moderna, marcada sobretudo por fenômenos como a mundialização econômica e a diluição das barreiras entre as nações. Trata-e de uma leitura sobre algumas posições teóricas contemporâneas das ciências sociais, em especial da antropologia, sobre os elementos e processos constitutivos das identidades em um contexto de transformação social acelerada.Descargas
Citas
AUGÉ, Marc. Não-lugares. Introdução a uma antropologia da super modernidade. São Paulo: Papirus, 1994.
AUGÉ, Marc. Agora somos todos contemporâneos. Sexta Feira, n. 3, p. 112-119, out. 1998. Entrevista concedida a Paula Miraglia.
CANCLINI, Néstor García. Consumidores do século XXI, cidadãos do século XVIII. In: Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1997.
CANEVACCI, Massimo. Sincretismos: uma exploração das hibridações culturais. São Paulo: Studio Nobel/Instituto Cultural Ítalo Brasileiro/ Instituto Italiano de Cultura, 1996.
LEFORT, Claude. Direitos do homem e política. In: LEFORT, Claude. A invenção democrática, os limites do totalitarismo. São Paulo: Brasiliense, 1987.
MARCUS, George. Identidades passadas, presentes e emergentes: requisitos para etnografias sobre a modernidade no final do século XX ao nível mundial. Revista de Antropologia, v. 34, p. 197-221, 1991.
MARX, Karl. O capital. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1991. v. 1
MONTERO, Paula. Reflexões sobre uma antropologia das sociedades complexas. Revista de Antropologia, v. 34, p. 103-130, 1991.
MONTERO, Paula. Cultura e democracia no processo da globalização. Novos Estudos Cebrap, n. 44, p. 89-114, mar. 1996.
SANTOS, Boaventura de S. Modernidade, identidade e a cultura de fronteira. Tempo Social- Revista de Sociologia da USP, v. 5, n. 1-2, p. 31-52, nov. 1994.
TURCKE, Christoph. A luta pelo logotipo. (Transcrição de palestra proferida na Universidade Federal de Santa Catarina em agosto de 1998).
WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Pioneira, 1996.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los derechos de autor de los artículos publicados en Mediations son del autor; En caso de republicación parcial o total de la primera publicación, se solicita a los autores que indiquen la publicación original en la revista.
Mediações utiliza la licencia Creative Commons Attribution 4.0 International, que proporciona acceso abierto, permitiendo a cualquier usuario leer, descargar, copiar y difundir su contenido, siempre que esté debidamente referenciado.
Las opiniones emitidas por los autores de los artículos son de su exclusiva responsabilidad.