Qualificando futuros professores de Sociologia

Autores/as

  • Luiza Helena Pereira Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5433/2176-6665.2007v12n1p143

Palabras clave:

Qualificação de professores, Professores de Sociologia, Sociologia no ensino médio

Resumen

Este artigo relata o trabalho realizado na disciplina “O Ensino da Sociologia no Ensino Médio”, oferecida pelo Departamento de Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Relata o motivo da criação da disciplina e a síntese de sua proposta: auxiliar os alunos da graduação em Ciências Sociais a pensar como ensinar sociologia para alunos do nível médio. Apresenta a discussão sobre as finalidades da sociologia no ensino médio, temas a ser estudados e como trabalhar estes temas. O objetivo geral da disciplina é qualificar os alunos da graduação para adequar o conhecimento recebido no Curso de Ciências Sociais para o ensino da sociologia em nível de escola secundária.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luiza Helena Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutora em Sogiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRS.

Citas

ABRAMOVAY, Miriam; CASTRO, Mary Garcia. Ensino Médio: múltiplas vozes. Brasília: UNESCO/MEC, 2003.

BAGNO, Marcos. Pesquisa na escola: o que é, como se faz. 3. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2003.

BERBEL, Neusi Aparecida Novas (org.). Metodologia da Problematização: fundamentos e aplicações. Londrina: UEL, 1999.

BOURDIEU, Pierre et al. El ofício de sociólogo. 3. ed. México: Siglo Veintiuno, 1994.

BOURDIEU, Pierre et al. Lições da aula. São Paulo: Ática, 1988.

BRASIL. Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Ministério da Educação, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Ciências Humanas e suas Tecnologias. Brasília, 2006a.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de educação Básica. Parâmetros Curriculares de Ensino Médio - PCEM, 2000. Brasília, 2000.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de educação Básica. Parecer CEB 15/1998- Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, 1998b.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de educação Básica. Parecer 38/2006. Inclusão obrigatória das disciplinas de Filosofia e Sociologia no currículo do Ensino Médio. Brasília, 2006b.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CEB 03/1998 – Institui as diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, 1998a.

CARVALHO, Lejeune M. G. de (org.). Sociologia e ensino em debate: experiências e discussão de sociologia no ensino médio. Ijuí: Ed. Unijuí, 2004.

COULSON, M.A.; RIDDEL D. S. Introdução crítica à sociologia. 5. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1979. 143 p.

DEMO, Pedro. Ser professor é cuidar que o aluno aprenda. Porto Alegre: Mediação, 2004.

DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

DURKHEIM, Émile. Educação e Sociologia. 11. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1978.

ELIAS, N. Introdução à Sociologia. Lisboa: Editora Edições 70, 1999.

FERNANDES, Florestan. A Etnologia e a Sociologia no Brasil. São Paulo: Anhambi, 1958.

GIDDENS, A. Em defesa da sociologia. São Paulo: Ed. Unesp, 2001.

GIDDENS, Anthony. Sociologia: uma breve, porém crítica introdução. Rio de Janeiro: Zahar, 1984. 136 p.

GIDDENS, Anthony. Sociologia. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2005.

GRAMSCI, A. Concepção dialética da história. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.

GRAMSCI, A. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982.

IANNI, Octávio. O Ensino das Ciências Sociais no 1º e 2º Graus. 1987. Palestra proferida em março de 1985 na Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas

CENP/SE. MARX, Karl. Introduccion general a la crítica de la economia política/1857. 4. ed. Cuadernos Pasado y Presente 1, Córdoba, 1971a.

MARX, Karl. O capital. Livro 1, 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1971b. 579 p. v. 1.

MEKSENAS, Paulo. O ensino da sociologia na escola secundária. Leituras e Imagens, p. 67-79.

MEKSENAS, Paulo. Sociologia. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1994. 147 p.

MILLS, Wright C. A imaginação sociológica. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1969.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994. 80 p.

MORAES, Amaury. Por que sociologia e filosofia no ensino médio?. Sindicato dos Sociólogos do Estado de São Paulo-SINSESP, 1999.

MORAES, Amaury. Licenciatura em ciências sociais e ensino de sociologia: entre o balanço e o relato. Tempo Social-Revista de sociologia da USP, São Paulo, v. 15, n. 1, abr. 2003.

NIDELCOFF, Maria Teresa. A escola e a compreensão da realidade. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1980. 102 p.

NIDELCOFF, Maria Teresa. As ciências sociais na escola. São Paulo, Brasiliense, 1987. 171 p.

OLIVEIRA, Luiz Fernandes de. Sociologia: o conhecimento humano para jovens do ensino técnico-profissionalizante. Rio de Janeiro: IODS, 2004. 197 p.

PEREIRA, Luiza Helena. A sociologia no Ensino Médio no Rio Grande do Sul - Projeto de Pesquisa, registrado na PROPESQ/UFRGS e na FAPERGS/RS, em 2001a.

PEREIRA, Luiza Helena. A Sociologia no Ensino Médio no Rio Grande do Sul - Relatório de Pesquisa, registrado na PROPESQ/UFRGS e na FAPERGS/RS, 2005a.

PEREIRA, Luiza Helena. A Sociologia no Ensino Médio no Rio Grande do Sul. Comunicação apresentada aos alunos da Turma U da disciplina HUM 04818, 22 mar. 2005b. No prelo.

PEREIRA, Luiza Helena. A sociologia no ensino médio. De olho no futuro. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, GT Ensino Universitário e Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 5., 2001, Fortaleza. Anais... Fortaleza, set. 2001b.

PEREIRA, Luiza Helena. Conhecendo e pensando a sociologia no ensino médio. Comunicação apresentada, na mesa-redonda: A Sociologia no Ensino Médio e fundamental: realidades locais. In: ENCONTRO NACIONAL DE CURSOS DE CIÊNCIAS SOCIAIS, 5., 2004, Niterói. Anais... Niterói, 20 a 23 jul. 2004.

PEREIRA, Luiza Helena. Desafios para o ensino da sociologia no ensino médio. Trabalho apresentado na mesa-redonda Experiências sobre a Docência de Sociologia no Ensino Médio no Brasil, por ocasião do III Encontro Nacional de Cursos de Ciências Sociais. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 5., 2001, Fortaleza. Anais...Fortaleza, set. 2001c.

SAVIANI, Dermeval. A nova lei da educação. Campinas: Autores Associados, 1997.

SAVIANI, Dermeval. Comentários sobre o Parecer Diretrizes Nacionais para a organização curricular do ensino médio, de Guiomar Namo de Mello. São Paulo, 1998. Palestra realizada na SE de São Paulo.

TOMAZI, Nelson Dacio et al. Iniciação à sociologia. 2 ed. rev. e ampl. São Paulo: Atual, 2000. 264 p.

TOMAZI, Nelson Dacio et al. Sociologia da educação. São Paulo: Atual, 1997. 194 p.

TOMAZI, Nelson Dacio; LOPES JR, Edmilson. Uma trajetória e duas reflexões. In: CARVALHO, Lejeune M. G. de (org.). Sociologia e ensino em debate: experiências e discussão de sociologia no ensino médio. Ijuí: Ed. Unijuí, 2004.

VALLE, Ione R.; TORNQUIST, Carmen Susana. A sociologia no ensino do 2º grau: entre o cimento armado e a terra fértil. In: Leituras e Imagens, p.11-19.

WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Pioneira, 1967. 233 p.

Publicado

2007-07-15

Cómo citar

PEREIRA, Luiza Helena. Qualificando futuros professores de Sociologia. Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 12, n. 1, p. 143–158, 2007. DOI: 10.5433/2176-6665.2007v12n1p143. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/3393. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artículos