Segregação espacial e segregação escolar: notas para uma sociologia da distribuição espacial e social dos estabelecimentos de ensino

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/2176-6665.2016v21n2p359

Palabras clave:

Segregação social, Segregação escolar, Escolha dos estabelecimentos, Reprodução social

Resumen

Este artigo objetiva oferecer um quadro analítico para uma sociologia da distribuição espacial e social dos estabelecimentos de ensino. A expansão dos ideais republicanos, resultante da “democratização escolar”, engendrou um prolongamento dos estudos, da diversificação dos estabelecimentos de ensino, das modalidades de fileiras e opções propostas aos filhos tanto da elite quanto da classe popular. Doravante, não basta os pais colocarem seus filhos na escola. É preciso colocá-los numa “boa escola” que possa lhes assegurar um futuro promissor. Isso exige um conhecimento do sistema de ensino, da situação social do estabelecimento, disposição de tempo, capital econômico e capital cultural. Ou seja, um conjunto de disposições e condições objetivas, que são repartidas de maneiras desiguais entre as famílias. Após recuperar o sentido da segregação para a sociologia geral e da educação, este texto faz referência a um conjunto de trabalhos que articulam segregação social e segregação escolar, esboçando um quadro analítico para uma sociologia da distribuição espacial e social dos estabelecimentos de ensino, problemática inovadora para a sociologia da educação nos últimos vinte anos.

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Biografía del autor/a

Juarez Lopes de Carvalho Filho, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Doutor em Ciências Sociais e Economia pelo Institut Catholique de Paris - ICP. Professor da Universidade Federal do Maranhão - UFMA.

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Publicado

2016-12-28

Cómo citar

CARVALHO FILHO, Juarez Lopes de. Segregação espacial e segregação escolar: notas para uma sociologia da distribuição espacial e social dos estabelecimentos de ensino. Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 21, n. 2, p. 359–380, 2016. DOI: 10.5433/2176-6665.2016v21n2p359. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/28000. Acesso em: 25 nov. 2024.

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