Tocqueville estado e participação política
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2004v9n2p85Palavras-chave:
Estado, Poder político, Comportamento político, Participação políticaResumo
O artigo tem o propósito de analisar como Alexis de Tocqueville fundamenta o poder político -"monopólio legítimo do uso da força física" - e como ele explica a participação dos cidadãos nas decisões políticas. O estudo pôde revelar que, aos olhos de Tocqueville, o poder político - no caso americano - nasceu de um pacto social celebrado entre os anglo-americanos, em inícios do século XVII, com o propósito de promover o bem geral das colônias inglesas e que a participação dos cidadãos na vida política é resultado de uma confluência de fatores sociais, políticos, econômicos, culturais e geográficos.Downloads
Referências
ENGELS, FRIEDRICH. A origem da família, da propriedade privada e do Estado. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1984.
JEAN-JACQUES, Rousseau. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. São Paulo: Nova Cultural, 1999. v. 2, p. 99.
MARX, Karl; ENGEI.S, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo: Hucitec, 1987.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich Manifesto do partido comunista. In.: USICI, Harold. O manifesto comunista de Marx e Engels. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. p. 133.
THOMAS, Hobbes. Leviatã ou matéria, forma e poder de um Estado eclesiástico e civil. São Paulo: Abril Cultural, 1999. p. 109.
TOCQUEVILLE, A. A democracia na América. Cia Editora Nacional: São Paulo, 1969.
TOCQUEVILLE, A. O antigo regime e a revolução. Editora da Unb, 1989.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais relativos aos artigos publicados em Mediações são do(a)s autore(a)s; solicita-se aos(às) autore(a)s, em caso de republicação parcial ou total da primeira publicação, a indicação da publicação original no periódico.
Mediações utiliza a licença Creative Commons Attribution 4.0 International, que prevê Acesso Aberto, facultando a qualquer usuário(a) a leitura, o download, a cópia e a disseminação de seu conteúdo, desde que adequadamente referenciado.
As opiniões emitidas pelo(a)s autore(a)s dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.