Crise de Autoridade em Educação: O Discurso Juvenil Através do YouTube
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2023v28n3e47957Palavras-chave:
reconhecimento, interação, educação, intersubjetividadeResumo
Buscamos neste trabalho refletir sobre a crise de autoridade em Educação enquanto carência de valorização da escola e seus protagonistas, a partir do discurso dos próprios alunos. Adotamos como material de análise os comentários postados pelos alunos na plataforma do YouTube em vídeos que retratam alguns aspectos do cotidiano escolar. Operando por meio da análise textual discursiva – ATD e com um aporte teórico referenciado principalmente em Honneth (2003) e Gadamer (2002), ponderamos que a denunciada “crise de autoridade em Educação” é, antes de tudo, uma crise do reconhecimento recíproco, crise da capacidade dialógica que abre ao horizonte da compreensão mútua. Resistem por meio dos conflitos sociais exemplificados nos comentários e “discussões” juvenis aos vídeos uma luta por reconhecimento e uma esperança de diálogo, que precisariam ser corajosa e cuidadosamente escutadas pelos educadores, a fim de fazer valer o caráter produtivo e criador dos conflitos, se bem mediados.
Downloads
Referências
ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. Tradução de Mauro W. Barbosa. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 2014.
BAPTISTA, Renata. Pandemia aumenta em 91% tempo de usuário brasileiro no YouTube. Tilt UOL, Recife, 9 nov. 2020. Disponível em: https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2020/11/09/pandemia-aumenta-em-91-tempo-deusuario-brasileiro-no-youtube.htm?cmpid=copiaecola. Acesso em: 11 out. 2021.
BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Pesquisa qualitativa segundo a visão fenomenológica. São Paulo: Cortez, 2011.
CHARLOT, Bernard. Relação com o saber, formação dos professores e globalização. Porto Alegre: Artmed, 2005.
DORNELLES, Juliano Paz. O fenômeno Vlog no Youtube: Análise de conteúdo de vloggers brasileiros de sucesso. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015. Disponível em: http://repositorio.pucrs.br/dspace/handle/10923/6987. Acesso em: 15 fev. 2021.
GADAMER, Hans-Georg. Acotaciones hermenéuticas. Madri: Trotta editorial, 2002b.
GADAMER, Hans-Georg. Verdade e método: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. 4. ed. rev. Tradução de Flávio Paulo Meurer. Petrópolis: Vozes, 2002a.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, v. 201, 2010.
HONNETH, Axel. Luta por reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais. São Paulo: Editora 34, 2003a.
HONNETH, Axel. Redistribution as recognition: a response to Nancy Fraser. In: FRASER, N.; HONNETH, A. Redistribution or recognition: a political-philosophical exchange. London: Verso, 2003b. p. 110-197.
LIBÂNEO, José Carlos. O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 1, p. 13-28, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022011005000001 DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022011005000001
LOPES, Ana Helena Ribeiro Garcia. O olhar do aluno mediado pelas tecnologias digitais: o YouTube e a (re)definição da relação pedagógica. 2013. 185 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.
MATOS, Ricardo Valadão Siqueira. Estudantes equipados: as representações sociais da escola pública em audiovisuais postados no Youtube. 2016. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Teologia e Ciências Humanas da PUC-Rio, Rio de Janeiro, 2016. Disponível em: https://www.dbd.puc-rio.br/pergamum/tesesabertas/1211296_2016_completo.pdf. Acesso em: 15 fev. 2021.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. Ijuí: UNIJUÍ, 2007. OLIVEIRA, Manfredo Araújo de. Reviravolta linguístico-pragmática na filosofia contemporânea. 3. ed. São Paulo: Loyola, 2006.
SOUSA, Robson Simplicio de; GALIAZZI, Maria do Carmo. Compreensões acerca da Hermenêutica na Análise Textual Discursiva: marcas teórico-metodológicas à investigação. Revista Contexto & Educação, Ijuí, v. 31, n. 100, p. 33-55, 2017. DOI: https://doi.org/10.21527/2179-1309.2016.100.33-55 DOI: https://doi.org/10.21527/2179-1309.2016.100.33-55
ZUIN, Antônio. Cyberbullying de alunos contra professores: dilemas da autoridade educacional em tempos da concentração dispersa. São Paulo: Edições Loyola, 2017. DOI: https://doi.org/10.14244/198271992136
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Jeferson Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais relativos aos artigos publicados em Mediações são do(a)s autore(a)s; solicita-se aos(às) autore(a)s, em caso de republicação parcial ou total da primeira publicação, a indicação da publicação original no periódico.
Mediações utiliza a licença Creative Commons Attribution 4.0 International, que prevê Acesso Aberto, facultando a qualquer usuário(a) a leitura, o download, a cópia e a disseminação de seu conteúdo, desde que adequadamente referenciado.
As opiniões emitidas pelo(a)s autore(a)s dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Dados de financiamento
-
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Números do Financiamento 88887.288318/2018-00