Democratização do ensino superior às pessoas com deficiência/necessidades especiais: a Unioeste como campo de reconhecimento social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2176-6665.2021v26n1p201

Palavras-chave:

Democratização do ensino superior, Pesquisa social, Reconhecimento, Atendimento educacional especializado

Resumo

Ao abordar a democratização do ensino superior, com foco nas pessoas com deficiência e/ou com necessidades educacionais especiais (PCD/PNEE), este artigo expressa conhecimentos oriundos dos estudos e pesquisas realizadas em doutoramento. Para tanto, concebe que o ambiente do ensino superior possui em seu cerne um campo de disputa entre setores da sociedade que possuem distintos projetos de universidade. A narrativa destaca a apropriação de conhecimentos, de ação coletiva para uma cultura política, com o intuito de acesso, permanência e conclusão nesse nível de ensino. Os dados apresentados foram coletados na realização de estudo de caso, a partir da compilação de entrevistas com docentes, técnicos, acadêmicos que utilizam os serviços de AEE, para uma análise qualitativa articulada a uma perspectiva teórica no campo das ciências sociais. Conclui-se que a observância de mecanismos específicos assegura os condicionantes para o atendimento educacional especializado, com as adaptações curriculares e com acessibilidade.

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Biografia do Autor

Vera Lucia Ruiz Rodrigues Silva, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Doutora em Ciências sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. 

Aloísio Ruscheinsky, Universidade do Vale do Rio dos Sinos -UNISINOS

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo. 

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Publicado

2021-04-25

Como Citar

SILVA, Vera Lucia Ruiz Rodrigues; RUSCHEINSKY, Aloísio. Democratização do ensino superior às pessoas com deficiência/necessidades especiais: a Unioeste como campo de reconhecimento social. Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 26, n. 1, p. 201–218, 2021. DOI: 10.5433/2176-6665.2021v26n1p201. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/40819. Acesso em: 24 nov. 2024.

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