Representações sociais dos alunos da rede pública de ensino do Distrito Federal sobre a Sociologia no ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2176-6665.2007v12n1p177

Palavras-chave:

Sociologia da Educação, Ensino de Sociologia, Representações Sociais

Resumo

O presente artigo ressalta a instabilidade da presença da Sociologia no ensino médio brasileiro e posiciona a situação da disciplina no âmbito do Distrito Federal. Tanto os documentos oficiais quanto os professores da disciplina concordam que ela é um conhecimento dinâmico, flexível e prático, que prepara o educando para o exercício pleno de sua cidadania. Entretanto, é ressaltada a posição do aluno acerca do ensino de Sociologia. Nesse sentido, é apresentado o resultado de uma dissertação de mestrado, que focalizou estudantes do 3º ano do ensino médio, distribuídos em grupos focais na cidade satélite de Santa Maria e na Asa Norte de Brasília-DF. A teoria das Representações Sociais serviu como orientação ao desenvolvimento teórico-metodológico, em que Serge Moscovici e Willem Doise foram os principais representantes. Este último autor desenvolveu uma perspectiva societal para o estudo das representações sociais: a existência de um conteúdo comum nas representações sociais das tomadas de posição, a existência de diferenças dentro desse conteúdo comum e a existência de uma ancoragem das diferentes tomadas de posição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erlando da Silva Rêses, Universidade de Brasília - UNB

Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília - UNB. Professor da Universidade de Brasília - UNB.

Referências

ANDRADE, M. A. A. A identidade como representação e a representação da identidade. In: MOREIRA, A. S. P.; OLIVEIRA, D. C. (org.). Estudos Interdisciplinares de representação social. Goiânia, AB Editora, 1998.

BRASIL. Congresso Nacional. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB. Lei nº 9.394/96. Brasília, 1997.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio – Bases Legais. Brasília: Ministério da Educação, 2000.

BRASÍLIA. Governo do Distrito Federal. CODEPLAN. Pesquisa de Informações Sócio Econômicas das Famílias do DF- PISEF/DF. Brasília, 1997.

BRASÍLIA. Governo do Distrito Federal. CODEPLAN. Pesquisa de Informações Sócio Econômicas das Famílias do DF- PISEF/DF. Brasília,2000.

BRASÍLIA. Secretaria de Educação. Departamento de pedagogia. Currículo da Educação Básica das Escolas Públicas do Distrito Federal: ensino médio. Referenciais Curriculares. para o Ensino de Sociologia na Rede Pública do Distrito Federal. Brasília, 2002.

BRASÍLIA. CESPE. Programa de Avaliação Seriada. Objetos de Avaliação. Subprograma 2001. Brasília: Universidade de Brasília 2001.

CANO, W. América Latina: do desenvolvimento ao neoliberalismo. In: FIORI, J.L. Estados e moedas no desenvolvimento das nações. Petrópolis: Ed. Vozes, 1999.

CARVALHO, José Murilo de. Os Bestializados: o Rio de Janeiro e a República que não foi. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

FERNANDES, Florestan. A Sociologia no Brasil: contribuição para o estudo de sua formação e desenvolvimento. Petrópolis: Vozes, 1976.

DOISE, Willem. Atitudes e representações sociais. In: JODELET, Denise (org.). As representações sociais. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2001.

DOISE, Willem; CLÉMENCE, Alain; LORENZI-CIOLDI, Fabio. Prises de position et principes organisateurs des représentations sociales. In: GUIMELLI, Christian (org.). Structures et transformations des représentations sociales. Paris, Lausanne, Delachaux et Niestlé, 1994.

DOISE, Willem; CLÉMENCE, Alain.; LORENZI-CIOLDI, Fabio. Représentations Sociales. Grenoble, PUG, 1992.

FERNANDES, Florestan. A Sociologia no Brasil: contribuição para o estudo de sua formação e desenvolvimento. Petrópolis: Vozes, 1976.

GIGLIO, Adriano. A Sociologia na escola secundária: uma questão das Ciências Sociais no Brasil - anos 40 e 50. Rio de Janeiro: Instituto de Pesquisas do Rio de Janeiro, 1999.

HELLER, Agnes. O Cotidiano e a História. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

JODELET, Denise (org.). As representações sociais. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2001.

MEUCCI, Simoni. A institucionalização da Sociologia no Brasil: os primeiros manuais e cursos. 2000. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000.

MOLINER, Pascal. Les conditions d’émergence d’une représentation sociale. In: MOLINER, Pascal. Images et représentations sociales. Grenoble, PUG, 1996. p. 33-48 . traduzido por: Ângela Maria de Oliveira Almeida, Adriana Giavoni, Diana Lúcia Moura Pinho e Patrícia Cristiane Gomes da Costa. Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília.

MOSCOVICI, Serge. La Psychanalyse, son image et son public: étude sur la représentation sociale de la psychanalyse. Paris, Presses Universitaires de France, 1961.

MOSCOVICI, Serge. On social representations. In: FORGAS, J P. (Ed.). Social cognition: perspective on everyday undertanding. London: Academic Press, 1981.

PENTEADO, Heloísa. Quem tem medo da Sociologia? In: ENDIPE- ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 11., 2002, Goiânia. Anais... Goiânia, 2002.

PINTO, L.A. Costa. Ensino da Sociologia nas Escolas Secundárias. Revista Sociologia, v. 11, n. 3, 1949.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Pela Mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. 5. ed. São Paulo: Cortez, 1999.

SANTOS, Mário Bispo dos. A Sociologia no Ensino Médio – o que pensam os professores da Rede Pública do Distrito Federal. 2002. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade de Brasília, Brasília, 2002.

TORRES, Carlos Alberto. Democracia, educação e multiculturalismo: dilemas da cidadania em um mundo globalizado. Tradução de Carlos Almeida Pereira. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.

Downloads

Publicado

2007-07-15

Como Citar

RÊSES, Erlando da Silva. Representações sociais dos alunos da rede pública de ensino do Distrito Federal sobre a Sociologia no ensino médio. Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 12, n. 1, p. 177–194, 2007. DOI: 10.5433/2176-6665.2007v12n1p177. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/3401. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.