Prática de ensino de sociologia: as dificuldades dos professores alagoanos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2176-6665.2018v23n2p455

Palavras-chave:

Prática Docente, Ensino de Sociologia, Dificuldades, Professores de Alagoas

Resumo

Este artigo busca apresentar e discutir as principais dificuldades dos professores de Sociologia do Ensino Médio ao lecionar essa disciplina. Parte-se do pressuposto ser necessário, ao estudar o ensino de Sociologia, considerar as deficiências gerais formativas do professor, a falta de tradição da disciplina – por conta de sua recém reintrodução -, a insipiente produção de recursos didáticos, as condições estruturais e cotidianas do trabalho docente. Por isso, o presente artigo apresenta uma breve contextualização geral para, em seguida, analisar as especificidades do ensino de Sociologia no estado de Alagoas. Trata-se de uma pesquisa cujos dados foram obtidos por meio de um questionário online aplicado a 104 professores de Sociologia do Ensino Básico atuantes no estado de Alagoas. Dentre os resultados encontrados destacamos a maior insegurança em ministrar aulas que abordem as contribuições dos clássicos da Sociologia (Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber) para a compreensão dos fenômenos sociais contemporâneos. Somado a essa situação, os professores apontam dificuldades de acesso a recursos didáticos relacionados a tais conteúdos. Identificamos, ainda, que essas dificuldades estão conexas às deficiências formativas, as condições de trabalho e ao contexto mais amplo em que se insere o ensino de Sociologia.

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Biografia do Autor

Cristiano das Neves Bodart, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo - USP. Professor da Universidade Federal de Alagoas - UFAL.

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Publicado

2018-09-02

Como Citar

BODART, Cristiano das Neves. Prática de ensino de sociologia: as dificuldades dos professores alagoanos. Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 23, n. 2, p. 455–491, 2018. DOI: 10.5433/2176-6665.2018v23n2p455. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/30442. Acesso em: 18 dez. 2024.

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