v. 12 (2006)

Publicado: 2006-04-26

Apresentação

  • Apresentação

    Gilmar Arruda
    5-7
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2006v12n0p5

Artigos

  • Historiografia e ensino de história: algumas reflexões sobre o ensino fundamental

    Airton de Moraes
    9-33
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2006v12n0p9
  • O imperador e as ciências: sobre a construção de um mito

    Alda Heizer
    35-48
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2006v12n0p35
  • As narrativas históricas escolares e suas matrizes de referência

    André Victor Cavalcanti Seal da Cunha
    49-66
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2006v12n0p49
  • Biografia e desempenho do docente: como melhorar a qualidade do ensino de história?

    Bruno Bezerra Cavalcanti Godoi
    69-82
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2006v12n0p69
  • Contar a vida, pensar a história: experiências na utilização das fontes orais no ensino da história

    Cleusa Maria Gomes Graebin, Rejane Silva Penna
    83-100
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2006v12n0p83
  • A educação como elemento de reconstrução nacional: o caso da Nicarágua Sandinista

    Gerson Wasen Fraga
    101-112
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2006v12n0p101
  • Consciência histórica, ensino de história e a educação ambiental

    Gilmar Arruda
    113-122
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2006v12n0p113
  • Alternativa de intervenção social para o estágio supervisionado: minicursos em questão

    Isaíde Bandeira Timbó
    123-140
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2006v12n0p123
  • A historiografia escolar na comissão nacional do livro didático: pareceres de Jonathas Serrano (1938/1941)

    Itamar Freitas
    141-155
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2006v12n0p141
  • História e cinema: luz, câmera, transposição didática

    Liz de Oliveira Motta Ferraz, Vanessa R. S. Cavalcanti
    157-168
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2006v12n0p157
  • Memória oficial em sala de aula: percepções de alunos do ensino médio e fundamental de Marechal Cândido Rondon-PR sobre patrimônio e bens culturais locais

    Méri Frotscher
    169-185
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2006v12n0p169
  • Estágio: contribuições para a formação do professor de história

    Sandra Agostini, Elison Antonio Paim
    187-202
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2006v12n0p187
  • O estudo da guerra em história militar segundo os futuros líderes das forças armadas brasileiras

    Tania Regina Pires de Godoy
    203-214
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2006v12n0p203

Expediente

  • História e Ensino, Londrina, v.12, 2006

    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2006v12n0p