A educação como elemento de reconstrução nacional: o caso da Nicarágua Sandinista
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2006v12n0p101Palavras-chave:
América Latina, Nicarágua, Sandinismo, Educação, Alfabetização.Resumo
A finalidade deste artigo é oferecer uma breve análise da forma com que a educação pode se constituir em elemento de reconstrução de uma nação. Para tanto, aborda-se o caso da Cruzada Nacional de Alfabetização efetuada pelo governo Sandinista da Nicarágua após sua ascensão ao poder em 1979. Destacamos aqui seus objetivos, alguns aspectos de sua organização, abordando brevemente ainda seus principais pressupostos teóricos.
Downloads
Referências
ASSMANN, H. Nicarágua triunfo en la alfabetización: documentos e testimonios de la Cruzada Nacional de Alfabetízación. San José, Costa Rica: Ministério de Educación, Departamento Ecumênico de Investigaciones, 1981.
CHACON, A. Revolução e alfabetização (entrevista). In: CARUSO, R. C. Libre, Nicarágua Livre, Florianópolis: Edição do autor, 1980.
CORTÁZAR, J. Nicarágua: tão violentamente doce. Brasiliense: São Paulo, 1987.
GALVÃO, G.; MARCONDES, P.; JOHN, L.; MONTIEL, F. Nicarágua, Nicarágua, Grêmio Politécnico: São Paulo, 1980.
PIVA, M. C.; PIVA, M. A. Nicarágua: um povo esua história (155-1984). Paulinas: São Paulo, 1986.
YEVES, E. La Contra: una guerra sucia. Barcelona: Ediciones B, 1990.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
História & Ensino adota a licença CC-BY esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.