A educação como elemento de reconstrução nacional: o caso da Nicarágua Sandinista

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2006v12n0p101

Palabras clave:

América Latina, Nicarágua, Sandinismo, Educação, Alfabetização.

Resumen

A finalidade deste artigo é oferecer uma breve análise da forma com que a educação pode se constituir em elemento de reconstrução de uma nação. Para tanto, aborda-se o caso da Cruzada Nacional de Alfabetização efetuada pelo governo Sandinista da Nicarágua após sua ascensão ao poder em 1979. Destacamos aqui seus objetivos, alguns aspectos de sua organização, abordando brevemente ainda seus principais pressupostos teóricos.

Biografía del autor/a

Gerson Wasen Fraga, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em História pelo PPGH/UFRGS

Citas

ALBERT, M. T. A. Campanha de Alfabetização com Processo de conscientização do povo. In: ZIMMER, J. (org.). Pedagogia da libertação: ensino na Nicarágua. Porto Alegre: Flepan, 1997.


ASSMANN, H. Nicarágua triunfo en la alfabetización: documentos e testimonios de la Cruzada Nacional de Alfabetízación. San José, Costa Rica: Ministério de Educación, Departamento Ecumênico de Investigaciones, 1981.

CHACON, A. Revolução e alfabetização (entrevista). In: CARUSO, R. C. Libre, Nicarágua Livre, Florianópolis: Edição do autor, 1980.

CORTÁZAR, J. Nicarágua: tão violentamente doce. Brasiliense: São Paulo, 1987.

GALVÃO, G.; MARCONDES, P.; JOHN, L.; MONTIEL, F. Nicarágua, Nicarágua, Grêmio Politécnico: São Paulo, 1980.

PIVA, M. C.; PIVA, M. A. Nicarágua: um povo esua história (155-1984). Paulinas: São Paulo, 1986.

YEVES, E. La Contra: una guerra sucia. Barcelona: Ediciones B, 1990.

Publicado

2006-04-26

Cómo citar

Fraga, G. W. (2006). A educação como elemento de reconstrução nacional: o caso da Nicarágua Sandinista. História & Ensino, 12, 101–112. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2006v12n0p101

Número

Sección

Artigos