História na Base Nacional Comum Curricular: déjà vu e novos dilemas no século XXI

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DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2016v22n1p07

Palavras-chave:

BNCC, Currículo, Ensino de História

Resumo

O presente artigo é fruto da mesa redonda “Base Nacional Comum Curricular”, realizada na abertura da III Jornada Paranaense PIBID/PET de História, na Universidade Estadual de Londrina (UEL), no dia 27 de novembro de 2015. O debate teve por objetivo contextualizar o processo de discussão da Base Nacional e tecer considerações a respeito do texto preliminar apresentado ao público em setembro de 2015. O texto preliminar, neste artigo e na mesa redonda, foi analisado do ponto de vista da seleção de conteúdos, da progressão, dos conceitos e da concepção de aprendizagem, buscando reforçar o papel do Ensino de História como mediador semiótico dos juízos morais que, situados socioculturalmente, orientam as ações humanas no mundo.

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Biografia do Autor

Jean Carlos Moreno, Universidade Estadual do Norte do Paraná (Jacarezinho)

Doutor em História pela UNESP. Professor Adjunto do Colegiado de História da UENP.

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Publicado

2016-08-04

Como Citar

Moreno, J. C. (2016). História na Base Nacional Comum Curricular: déjà vu e novos dilemas no século XXI. História & Ensino, 22(1), 07–27. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2016v22n1p07

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Artigos