História na Base Nacional Comum Curricular: déjà vu e novos dilemas no século XXI
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2016v22n1p07Palavras-chave:
BNCC, Currículo, Ensino de HistóriaResumo
O presente artigo é fruto da mesa redonda “Base Nacional Comum Curricular”, realizada na abertura da III Jornada Paranaense PIBID/PET de História, na Universidade Estadual de Londrina (UEL), no dia 27 de novembro de 2015. O debate teve por objetivo contextualizar o processo de discussão da Base Nacional e tecer considerações a respeito do texto preliminar apresentado ao público em setembro de 2015. O texto preliminar, neste artigo e na mesa redonda, foi analisado do ponto de vista da seleção de conteúdos, da progressão, dos conceitos e da concepção de aprendizagem, buscando reforçar o papel do Ensino de História como mediador semiótico dos juízos morais que, situados socioculturalmente, orientam as ações humanas no mundo.
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