História e cinema: luz, câmera, transposição didática
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2006v12n0p157Palavras-chave:
História, Ensino, Imagem, Transposição didática, Cinema.Resumo
Este artigo propõe abordar as novas perspectivas que o professor utiliza no ensino de História, tendo como ferramentas novas metodologias e linguagens. Em particular, a linguagem do cinema através da utilização de filmes comerciais na sala de aula como apoio no processo ensino-aprendizagem, suas vantagens e cuidados na sua utilização, enfatizando o papel do professor como mediador entre película e alunos, através da sua transposição didática.
Downloads
Referências
CARDOSO, C. F.; VIAUAD, A. M.. História e Imagem: os exemplos da fotografia e do cinema. In: CARDOSO, C. F.; VAINFAS, Honaldo (Orgs.). Domínios da História: ensaios de teoria e metodologia. Rio de janeiro: Campus, 1997.
FERRO, M. Cinema e História. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
FONSECA, S. G. Didática e prática de ensino de História: experiências, reflexões e aprendizagens, 2. ed. Campinas: Papirus, 2003.
MENESES, U. B. F. Fontes Visuais, cultura visual, história visual: Balanço provisório. Revista Brasileira de História, São Paulo, n. 45, 2003.
NADAI, E. O ensino de História no Brasil: e perspectivas. Revista Brasileira de História, São Paulo, n. 25/26, p. 143-162.
NAPOLITANO, M. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2003.
SALIM, E. T. Experiências e representações sociais: reflexos sobre o uso e o consumo das imagens. In: BITTENCOURT, C. (org.). O saber histórico na sala de aula, 9.ed. São Paulo: Contexto, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
História & Ensino adota a licença CC-BY esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.