Biografia e desempenho do docente: como melhorar a qualidade do ensino de história?
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2006v12n0p69Palavras-chave:
Professor, Prática docente, Metodologia de ensino.Resumo
Como melhorar a qualidade das escolas? Esse artigo procura mostrar a relação entre características pessoais e ação docente, com base em uma entrevista com um professor de História da rede pública e no exame da bibliografia recente sobre o tema. Com base nessa constatação, sugerem-se alterações na formação de professores com o objetivo de melhorar a qualidade de ensino.
Downloads
Referências
BRASIL. INEP. Gasto em Educação. Disponível em http:/www.inep.gov.br. Acesso em: 19 de out. 2005.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental.Parâmetros Curriculares Nacionais: Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental de História. Brasília: MEC, 1998. 108 p.
KNOWLES, J. G. Models for Understanding Pre-Service and Beginning Teacher's Biographies: Illustration from Case Studies. In: NEUMANN, A.; PETERSON, P. Learning from our Lives: Women, Research and Autobiography in Education. New York: Teachers College Press, 1997. p 99-152.
NÓVOA, A. Os Professores e as Histórias da sua Vida. In: NÓVOA, A. (org.). Fidas de Professores. 2. ed. Porto: Porto Editorial, 1995. p 11-61.
CHWARTZMAN, S. Brazil: Opportunity and Crisis in Higher Education. Higher Education, n. 1, p 1-50, 1988.
TOMPSON, P. A Voz do passaodo: história oral. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
História & Ensino adota a licença CC-BY esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.