v. 24 n. 2 (2018)

					Visualizar v. 24 n. 2 (2018)
Publicado: 2018-12-31

Apresentação

  • Dossiê - Livro Didático de História: conhecimento histórico e Didática da História no mundo contemporâneo

    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2018v24n2p13
    Marlene Rosa Cainelli, Sandra Regina Ferreira de Oliveira
    13-28

Autor(a) Convidado(a)

  • A Cognição Histórica Situada e os critérios de avaliação de Manuais Didáticos no Brasil

    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2018v24n2p29
    Maria Auxiliadora Schmidt
    29-53

Dossiê - Avaliação das aprendizagens em História: Práticas, Teorias e Políticas

  • O conceito “Escravidão” nos Manuais Didáticos de História: diálogos, itinerários e narrativas em Brasil e Portugal

    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2018v24n2p55
    Ana Paula Squinelo, Glória Solé, Isabel Barca
    55-86
  • O que ensinam e como ensinam os Livros Didáticos de História para os adolescentes? Uma experiência de leitura crítica do Guia de Livros Didáticos de História – Anos Finais do Ensino Fundamental (PNLD 2017)

    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2018v24n2p87
    Daniela Casoni Moscato
    87-106
  • Livro didático e imagens: uma análise no Instituto Federal do Maranhão

    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2018v24n2p107
    Delcineide Maria Ferreira Segadilha, David Silva Dias
    107-133
  • Livros Didáticos e Epistemologia da História: perspectivas e abordagens do Conhecimento Histórico na Cultura Escolar

    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2018v24n2p135
    Éder Cristiano de Souza
    135-161
  • Apropriações do tempo presente no Livro Didático de História: o caso das Jornadas de junho de 2013

    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2018v24n2p163
    Flavia Eloisa Caimi, Letícia Mistura
    163-195
  • Narrativas de Professoras sobre textos impressos e virtuais no Ensino de História para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental

    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2018v24n2p197
    Magda Madalena Tuma, Kátia Maria Abud
    197-216
  • Livro didático, currículo escolar e história pública: futuro do pretérito

    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2018v24n2p217
    Márcia Elisa Teté Ramos
    217-259
  • A ideia de pátria nos livros didáticos aritmética elementar – Livro 1 e Nossa Pátria

    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2018v24n2p261
    Rosa Lydia Teixeira Corrêa, Roberto João Eissler, Denilson Roberto Schena
    261-285
  • O Programa Nacional do Livro Didático e o processo de constituição de uma didática da história para os anos iniciais

    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2018v24n2p287
    Tiago Costa Sanches
    287-311
  • O Ensino de História Regional no Livro Didático de Mato Grosso do Sul (2005)

    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2018v24n2p313
    Vivianny Bessão de Assis, Dennis Rodrigo Damasceno Fernandes
    313-336
  • Livros Didáticos, História Pública e o conhecimento histórico produzido sobre o Judeu no Brasil: diálogos e perspectivas

    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2018v24n2p337
    Helena Ragusa
    337-361
  • Livro didático público de história do estado do paraná: relações entre ensino, pesquisa e formação de professores

    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2018v24n2p363
    Sueli de Fátima Dias, Siumara Sagati, Fábio de Oliveira Cardoso, Altair Bonini
    363-380
  • A "História Nova do Brasil" enquanto lugar de memória e Livro Didático e Político

    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2018v24n2p381
    Tiago Conte
    381-399

Entrevista

  • Com a palavra, os Autores: os desafios na produção de Livros Didáticos de História

    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2018v24n2p401
    Ana Beatriz Accorsi Thomson
    401-409

Expediente