O que ensinam e como ensinam os Livros Didáticos de História para os adolescentes? Uma experiência de leitura crítica do Guia de Livros Didáticos de História – Anos Finais do Ensino Fundamental (PNLD 2017)
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2018v24n2p87Palavras-chave:
Ensino de História, PNLD, Guia de Livros Didáticos, Leitora-críticaResumo
Este texto é um relato de minha experiência de leitora crítica para o “Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2017” e de minha apresentação na mesa redonda do evento “Livro didático de história: conhecimento histórico e didática da história no mundo contemporâneo”, em 2017. Desta forma, trago neste artigo a descrição das etapas do trabalho que realizei e possíveis reflexões sobre o GUIA de História 2017. Como uma das três leitoras das resenhas das coleções aprovadas pela equipe avaliativa, realizei este trabalho seguindo os critérios de fichas de análise e de acordo com o meu lugar social: o de professora de História da rede pública de ensino. Escreverei desse mesmo lugar.Downloads
Não há dados estatísticos.
Referências
BEZERRA, Holien Gonçalves. O PNLD de história: momentos iniciais. Livros didáticos de história: entre políticas e narrativas. Rio de Janeiro: Editora FGV,20172017, p. 77
BRASIL. Guia de livros didáticos. PNLD 2002: 5a a 8a séries. Brasília: DF, Ministério da Educação, 2001.
BRASIL. Guia de livros didáticos. PNLD 2005: História. Brasília - 5a a 8a séries DF, Ministério da Educação, 2006.
BRASIL. Guia de livros didáticos. PNLD 2008: História – Ensino Fundamental/anos finais. Brasília: DF, Ministério da Educação, 2007.
BRASIL. Guia de livros didáticos. PNLD 2011: História - Ensino Fundamental/anos finais. Brasília: DF, Ministério da Educação, 2010.
BRASIL. Guia de livros didáticos. PNLD 2014: História Ensino Fundamental/anos finais. Brasília: DF, Ministério da Educação, 2013.
BRASIL. Guia de livros didáticos. PNLD 2017: História Ensino Fundamental/anos finais. Brasília: DF, Ministério da Educação, 2016.
BRASIL. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Programas do livro. Brasília: Ministério da Educação. Disponível em www.fnde.gov.br. Acesso em: 07 ago. 2018.
CAMPOS, Flávio de;DOLHINIKOFF, Miriam;CLARO, Regina. História nos dias de hoje – História 6° ano. São Paulo: Editora Leya,2015.
CAIMI, Flávia Eloisa. O livro didático de história e suas imperfeições: repercussão do PNLD após 20 anos. In: Rocha, Helenice; REZNIK, Luis; MAGALHÃES, Marcelo (Orgs.) Livros didáticos de história: entre políticas e narrativas. Rio de Janeiro: Editora FGV,2017,p.33-54.
FERREIRA, Marieta de Moraes; FRANCO, Renato. Desafios do ensino de história. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v.21,n° 4,p.79-93,2008.
GRAMOWSKI,Vilmarise Bobato;DELIZOICOV,Nadir Castilho; MAESTRELLI,Sylvia Regina Pedrosa. O PNLD e os Guias dos Livros Didáticos de Ciências (1999-2014): uma análise possível. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v.19, p. 01-18, 2017.
BRASIL. Guia de livros didáticos. PNLD 2002: 5a a 8a séries. Brasília: DF, Ministério da Educação, 2001.
BRASIL. Guia de livros didáticos. PNLD 2005: História. Brasília - 5a a 8a séries DF, Ministério da Educação, 2006.
BRASIL. Guia de livros didáticos. PNLD 2008: História – Ensino Fundamental/anos finais. Brasília: DF, Ministério da Educação, 2007.
BRASIL. Guia de livros didáticos. PNLD 2011: História - Ensino Fundamental/anos finais. Brasília: DF, Ministério da Educação, 2010.
BRASIL. Guia de livros didáticos. PNLD 2014: História Ensino Fundamental/anos finais. Brasília: DF, Ministério da Educação, 2013.
BRASIL. Guia de livros didáticos. PNLD 2017: História Ensino Fundamental/anos finais. Brasília: DF, Ministério da Educação, 2016.
BRASIL. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Programas do livro. Brasília: Ministério da Educação. Disponível em www.fnde.gov.br. Acesso em: 07 ago. 2018.
CAMPOS, Flávio de;DOLHINIKOFF, Miriam;CLARO, Regina. História nos dias de hoje – História 6° ano. São Paulo: Editora Leya,2015.
CAIMI, Flávia Eloisa. O livro didático de história e suas imperfeições: repercussão do PNLD após 20 anos. In: Rocha, Helenice; REZNIK, Luis; MAGALHÃES, Marcelo (Orgs.) Livros didáticos de história: entre políticas e narrativas. Rio de Janeiro: Editora FGV,2017,p.33-54.
FERREIRA, Marieta de Moraes; FRANCO, Renato. Desafios do ensino de história. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v.21,n° 4,p.79-93,2008.
GRAMOWSKI,Vilmarise Bobato;DELIZOICOV,Nadir Castilho; MAESTRELLI,Sylvia Regina Pedrosa. O PNLD e os Guias dos Livros Didáticos de Ciências (1999-2014): uma análise possível. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v.19, p. 01-18, 2017.
Downloads
Publicado
2018-12-31
Como Citar
Moscato, D. C. (2018). O que ensinam e como ensinam os Livros Didáticos de História para os adolescentes? Uma experiência de leitura crítica do Guia de Livros Didáticos de História – Anos Finais do Ensino Fundamental (PNLD 2017). História & Ensino, 24(2), 87–106. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2018v24n2p87
Edição
Seção
Dossiê - Avaliação das aprendizagens em História: Práticas, Teorias e Políticas
Licença
História & Ensino adota a licença CC-BY esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.