A Cognição Histórica Situada e os critérios de avaliação de Manuais Didáticos no Brasil

Autores

  • Maria Auxiliadora Schmidt Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2018v24n2p29

Palavras-chave:

Avaliação, Consciência Histórica, Aprendizagem Histórica, Ensino Médio.

Resumo

A investigação abrange a análise qualitativa dos critérios para avaliação de manuais de História do Ensino Médio, propostos pelo governo brasileiro no documento Edital de Convocação PNLD 2015 para 2018.  Adotou-se a metodologia de investigação qualitativa de estudo no caso e alguns elementos da análise de conteúdo na investigação bibliográfica e documental. A questão fundamental que norteou o percurso da investigação foi verificar se, entre os critérios de avaliação de manuais didáticos brasileiros, foram incorporados elementos relacionados à aprendizagem cuja natureza baseia-se na "cognição histórica situada". No sentido de definir o espectro empírico da investigação foram selecionados, para análise, os critérios utilizados no processo de avaliação dos manuais de História destinados aos alunos do Ensino Médio, cuja faixa etária situa-se, principalmente, entre 15 a 17 anos de idade. A categorização dos dados foi realizada a partir daqueles propostos para a área de Ciências Humanas e, também, mais especificamente, para História. As categorias foram selecionadas tendo como norte o referencial teórico adotado e podem ser sintetizadas em: 1. Orientação temporal; 2. Multiperspectividade; 3. Trabalho com fontes. Observou-se que a lacuna de conceituação do que é “pensamento histórico”, bem como os critérios adotados, indicam mais uma preocupação com aspectos metodológicos e conceituais da área de Ciências Humanas, do que uma delimitação mais explicita de critérios que pudessem balizar uma obra didática cujo objetivo seria aprender a pensar historicamente. Acredita-se que a explicitação de critérios formadores do pensamento histórico poderiam qualificar, de forma mais objetiva, a aprendizagem e, portanto, o ensino de História, em direção a uma literacia histórica, que colocasse o jovem aluno do Ensino Médio como cidadão do mundo e do seu tempo.

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Biografia do Autor

Maria Auxiliadora Schmidt, Universidade Federal do Paraná

Doutorado em História pela Universidade Federal do Paraná , pós-doutorado em Didática da História pela Universidade Nova de Lisboa-Portugal. Professora titular aposentada da Universidade Federal do Paraná

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Publicado

2018-12-31

Como Citar

Schmidt, M. A. (2018). A Cognição Histórica Situada e os critérios de avaliação de Manuais Didáticos no Brasil. História & Ensino, 24(2), 29–53. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2018v24n2p29

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Autor(a) Convidado(a)