Livro didático público de história do estado do paraná: relações entre ensino, pesquisa e formação de professores

Autores

  • Sueli de Fátima Dias Universidade Estadual de Londrina; Faculdade de Apucarana
  • Siumara Sagati Rede Estadual de Ensino SEED-PR
  • Fábio de Oliveira Cardoso Universidade Estadual de Maringa
  • Altair Bonini Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC https://orcid.org/0000-0001-6605-5977

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2018v24n2p363

Palavras-chave:

Ensino de História, Livro Didático Público, Formação Continuada de Professores

Resumo

Este artigo aborda a produção do Livro Didático Público de História para o Ensino Médio, junto à Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Parte da organização do projeto em seus principais elementos como os objetivos da produção, estrutura da obra e os desafios apresentados pelos professores autores no desenvolvimento dos trabalhos. Analisa na perspectiva do diálogo com docentes que utilizaram o livro em sala de aula, limites e contribuições do material para professores e alunos. Finaliza ressaltando a experiência de pesquisa e produção de material pelos professores que vivenciam o cotidiano escolar como uma das possibilidades para processos de formação continuada atribuindo novos sentidos para as práticas pedagógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sueli de Fátima Dias, Universidade Estadual de Londrina; Faculdade de Apucarana

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina. Professora da FAP – Faculdade de Apucarana e professora de História na rede estadual de ensino SEED-PR

Siumara Sagati, Rede Estadual de Ensino SEED-PR

Professora de História na rede estadual de ensino SEED-PR

Fábio de Oliveira Cardoso, Universidade Estadual de Maringa

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de História -PROFHISTÓRIA-UEM. Professor de História na rede Estadual de ensino SEED-PR.

Altair Bonini, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Doutorando em História pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; professor de História na rede estadual de ensino SEED-PR.

Referências

ABUD, Katia. Manter e renovar o ensino de história. In: SILVA, Marcos (org.). História: que ensino é esse? Campinas: Papirus, 2013. p. 9-12.

BITTENCOURT, Circe. M. F. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004.

DARCIE, Paulo. Projeto Folhas e Livro Didático Público. In: SANTANA, Bianca; ROSSINI, Carolina; PRETTO, Nelson de Lucca (org.). Recurso Educacionais Abertos: práticas colaborativas e políticas públicas. Salvador: EDUFBA; São Paulo: Casa da Cultura Digital, 2012. Disponível em: http://aberta.org.br/livrorea/artigos/projeto-folhas-e-livro-didatico-publico/. Acesso em: 1 nov. 2017.

FONSECA, Selva. G.; COUTO, Regina. B. A formação de professores de História no Brasil: perspectivas desafiadoras do nosso tempo. In: ZAMBONI, Ernesta; FONSECA, Selva. G. Espaços de formação do professor de História. Campinas, SP: Papirus, 2008. p. 101-130.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

HORN, Geraldo. B.; GERMINARI, Geyso. D. O ensino de História e seu currículo: teoria e método. Petrópolis: Vozes, 2006.

HUTNER, Mary Lane. Livro didático público: a participação do professor como sujeito de uma política educacional pública para o ensino médio. 2008. 156 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2008.

LUDKE, Menga; BOING, Luiz Alberto. Do trabalho à formação de professores. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 42, n. 146, p. 428-451, ago. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100- 15742012000200007&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 25 out. 2017.

MAZZEU, Francisco José Carvalho. Uma proposta metodológica para a formação continuada de professores na perspectiva histórico-social. Cadernos Cedes, Campinas, v. 19, n. 44, p. 59-72, abr. 1998. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101- 32621998000100006&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 25 nov. 2017.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Carta convite para os professores do ensino médio. Curitiba: SEED/PR, 2004.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Manual folhas. Curitiba: SEED/PR, 2005.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. História: ensino médio. Curitiba: SEED/PR, 2006 (Livro didático público).

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Diretrizes Curriculares da Educação Básica: História. Curitiba: SEED/PR, 2008. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/diretrizes/dce_hist.p df. Acesso em: 1 dez. 2017.

SAGATI, Siumara.; DIAS, Sueli. Livro didático público do Estado do Paraná: concepções e práticas de um projeto de formação continuada. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL LIVRO DIDÁTICO: EDUCAÇÃO E HISTÓRIA, 1., 2007, São Paulo. Anais... São Paulo: Faculdade de Educação da USP, 2007. p. 1526-1536 (1 CD-ROM).

SAVIANI, Dermeval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 40, p. 143-155, abr. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413- 24782009000100012&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 20 out. 2017.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora; CAINELLI, Marlene. Ensinar História. São Paulo: Scipione, 2004.

SOUZA, Samir C.; DOURADO, Luis. Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP): um método de aprendizagem inovador para o ensino educativo. HOLOS, Natal, v. 5, n. 31, 2015.

UNESCO. Commonwealth of Learning. Recursos Educacionais Abertos. Disponível em: http://www.rea.net.br/site/conceito/. Acesso em: 21 dez. 2017.

Downloads

Publicado

2018-12-31

Como Citar

Dias, S. de F., Sagati, S., Cardoso, F. de O., & Bonini, A. (2018). Livro didático público de história do estado do paraná: relações entre ensino, pesquisa e formação de professores. História & Ensino, 24(2), 363–380. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2018v24n2p363

Edição

Seção

Dossiê - Avaliação das aprendizagens em História: Práticas, Teorias e Políticas