Livro didático público de história do estado do paraná: relações entre ensino, pesquisa e formação de professores

Autores/as

  • Sueli de Fátima Dias Universidade Estadual de Londrina; Faculdade de Apucarana
  • Siumara Sagati Rede Estadual de Ensino SEED-PR
  • Fábio de Oliveira Cardoso Universidade Estadual de Maringa
  • Altair Bonini Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC https://orcid.org/0000-0001-6605-5977

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2018v24n2p363

Palabras clave:

Ensino de História, Livro Didático Público, Formação Continuada de Professores

Resumen

Este artigo aborda a produção do Livro Didático Público de História para o Ensino Médio, junto à Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Parte da organização do projeto em seus principais elementos como os objetivos da produção, estrutura da obra e os desafios apresentados pelos professores autores no desenvolvimento dos trabalhos. Analisa na perspectiva do diálogo com docentes que utilizaram o livro em sala de aula, limites e contribuições do material para professores e alunos. Finaliza ressaltando a experiência de pesquisa e produção de material pelos professores que vivenciam o cotidiano escolar como uma das possibilidades para processos de formação continuada atribuindo novos sentidos para as práticas pedagógicas.

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Biografía del autor/a

Sueli de Fátima Dias, Universidade Estadual de Londrina; Faculdade de Apucarana

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina. Professora da FAP – Faculdade de Apucarana e professora de História na rede estadual de ensino SEED-PR

Siumara Sagati, Rede Estadual de Ensino SEED-PR

Professora de História na rede estadual de ensino SEED-PR

Fábio de Oliveira Cardoso, Universidade Estadual de Maringa

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de História -PROFHISTÓRIA-UEM. Professor de História na rede Estadual de ensino SEED-PR.

Altair Bonini, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Doutorando em História pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; professor de História na rede estadual de ensino SEED-PR.

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Publicado

2018-12-31

Cómo citar

Dias, S. de F., Sagati, S., Cardoso, F. de O., & Bonini, A. (2018). Livro didático público de história do estado do paraná: relações entre ensino, pesquisa e formação de professores. História & Ensino, 24(2), 363–380. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2018v24n2p363

Número

Sección

Dossiê - Avaliação das aprendizagens em História: Práticas, Teorias e Políticas