O Ensino de História Regional no Livro Didático de Mato Grosso do Sul (2005)
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2018v24n2p313Palavras-chave:
Ensino de história, Livro didático, Mato Grosso do SulResumo
Com os objetivos de contribuir para a história regional do Mato Grosso do Sul apresentam-se, neste texto, resultados finais da análise da configuração textual do livro didático, intitulado História do Mato Grosso do Sul (2005), elaborado para o 5º ano do Ensino Fundamental. Por meio de processos de localização, seleção, reunião e ordenação de fontes documentais presentes nos acervos escolares de escolas estaduais do interior de Mato Grosso do Sul, deparamo-nos com o livro aqui analisado. Os resultados da pesquisa demonstram, até o momento, que se trata do único livro produzido nesse estado sobre história regional. Ele propõe uma perspectiva de ensino em história linear, contém 15 capítulos dos quais 12 apresentam uma discussão mais detida sobre a história regional, enquanto os demais se inserem no contexto da história do Brasil. As opções teórico-metodológicas estabelecidas para o desenvolvimento desta pesquisa ancoram-se na abordagem histórica, com base nas contribuições da História Cultural. Por meio da análise tem sido possível compreender, que se trata de um texto adequado, mas com muitos silenciamentos em relação aos habitantes do pantanal, das fronteiras, do centro do estado e das demais etnias existentes na região. O livro também não oferece uma problematização de fontes que conduzam os discentes a uma reflexão de seu papel histórico na sociedade em que vivem.Downloads
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Referências
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Publicado
2018-12-31
Como Citar
Assis, V. B. de, & Fernandes, D. R. D. (2018). O Ensino de História Regional no Livro Didático de Mato Grosso do Sul (2005). História & Ensino, 24(2), 313–336. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2018v24n2p313
Edição
Seção
Dossiê - Avaliação das aprendizagens em História: Práticas, Teorias e Políticas
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