Características del procedimiento Secuencia Didácticade Géneros y surecepción entre docentes de lenguas e investigadores: ensayo introductorio al Dossier “Secuencias Didácticas de Géneros: um homenaje del grupo de investigación Lenguaje y Educación (LED) al Profesor Joaquim Dolz"

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n1Espp12-33

Abstract

.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Damián Díaz, Universidad de la República

Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília (UnB). Professor assistente na Universidad de la República (UdelaR) no Uruguai.

Vera Lúcia Lopes Cristovão, UEL

Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) com período sanduíche na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Genebra (UNIGE). Professora associada da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Eliana Merlin Deganutti de Barros, UENP


Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade estadual de Londrina (UEL). Professora associada da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

References

BARRICELLI, E.; KARLO-GOMES, G.; DOLZ, J. (org.). Sequências didáticas na escola e na universidade: planejamento, práticas e reflexões sobre o ensino de gêneros textuais. Campinas: Mercado de Letras, 2020.

BARROS, E. M. D. A metodologia das sequências didáticas de gêneros sob a perspectiva do conceito interacionista de ZPD. In: BRANDILEONE, A. P. N. F.; OLIVEIRA, V. S. (org.). Literatura e língua portuguesa na educação básica: ensino e mediações formativas. Campinas: Pontes Editores, 2020. p. 127-144.

BARROS, E. M. D.; CORDEIRO, G. A validação da metodologia das sequências didáticas de gêneros sob a perspectiva do gesto didático de ativação da memória das aprendizagens. In: BARROS, E.; CORDEIRO, G.; GONÇALVES, A. (org.). Gestos didáticos para ensinar a língua: agir docente e gêneros textuais. Campinas: Pontes, 2017. p. 217-249.

BARROS, E.; GONÇALVES, A.; MAFRA, G. Didatização da produção textual escrita em livro didático de língua portuguesa para o ensino médio. Diálogo das Letras, Natal, v. 7, n. 2, p. 135 -154, 2018. DOI: https://doi.org/10.22297/dl.v7i2.3211

BARROS, E. M. D.; NASCIMENTO, E. L. Gêneros textuais e livro didático: da teoria à prática. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, v. 7, n. 2, p. 241-270, 2007.

BELINELLI, G. P.; BARROS, E. M. D.; CRISTOVÃO, V. L. L. Como os professores de Língua Portuguesa da Educação Básica concebem a sequência didática de gêneros? Revista de Letras, São Paulo, v. 2, n. 41, p. 1-14, dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.36517/revletras.41.2.11

BENTANCUR, L. ¿Enseñar prácticas discursivas académicas o compensar déficits? Una experiencia en el marco de la Maestría en Didáctica de la Educación Superior del Instituto Universitario Claeh. Uruguay. In: RIESTRA, D.; TAPIA, S. M.; GOICOECHEA, M. V. Cuartas Jornadas Internacionales de Investigación y Prácticas en Didáctica de las lenguas y las literaturas. Rio Negro: Universidad Nacional de Rio Negro, 2015. t. 1, p. 277-295.

BORK, A.; BAZERMAN, C.; CORREA, F.; CRISTOVÃO, V. L. Mapeamento das iniciativas de escrita em língua materna na educação superior: resultados preliminares. Revista Prolíngua, João Pessoa, v. 9, n. 1, p. 2-14, 2014.

BRONCKART, J. P. Atividade de linguagem, textos e discursos. Por um interacionismo sociodiscursivo. São Paulo: EDUC, 1999.

BRONCKART, J. P. Restrições e liberdades textuais, inserção social e cidadania. Revista Da Anpoll, São Paulo, v. 1, n. 19, p. 1-26, 2005. DOI: https://doi.org/10.18309/anp.v1i19.467. DOI: https://doi.org/10.18309/anp.v1i19.467

BRONCKART, J. P., DOLZ, J. La notion de comptétence: quelle pertinence pour l'étude de l'apprentissage des actions langagières? In: DOLZ, J.; OLLAGNIER, E. L'énigme de la compétence en éducation. Louvain-la-Neuve: De Boeck, 1999. p. 27-44.

BRONCKART, J. P.; DOLZ, J. La noción de competencia: su pertinencia para el estudio del aprendizaje de las acciones verbales In: BRONCKART, J. P. Desarrollo del lenguaje y didáctica de las lenguas. Buenos Aires: Miño y Dávila, 2007. p. 147-165.

BRONCKART, J. P. Teorias da linguagem. Campinas: Mercado de Letras, 2022.

CENTANINO, I.; PELUFFO, E.; ROSSELLI, A. La elaboración de Proyectos Interdisciplinarios con foco en el Lenguaje (PIL): un dispositivo didáctico para la formación integral de los futuros docentes. Revista Chilena de Pedagogía, Santiago de Chile, v. 3, p. 1-18, 2022. DOI: https://doi.org/10.5354/2452-5855.2022.61191

CENTANINO, I.; ROSSELLI, A.; SAVIO, A. Una secuencia didáctica en el marco de un enfoque discursivo de enseñanza de la lengua. In: RIESTRA, D.; TAPIA, S. M.; GOICOECHEA, M. V. Cuartas jornadas internacionales de investigación y prácticas en didáctica de las lenguas y las literaturas. Rio Negro: Universidad Nacional de Rio Negro, 2015. t. 1, p. 1190-1209.

CRISTOVÃO, V. L.; STUTZ, L. Sequências didáticas: semelhanças e especificidades no contexto francófono como L1 e no contexto brasileiro como LE. In: SZUNDY, P. T.; ARAÚJO, J.; NICOLAIDES, C.; SILVA, K. (org.). Linguística aplicada e sociedade: ensino e aprendizagem de línguas no contexto brasileiro. Campinas: Pontes, 2011. p. 17-39.

DENARDI, D. Didactic sequence: a dialectic mechanism for language teaching and learning. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 17, n. 1, p. 163-184, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/1984-6398201610012

DENARDI, D. Flying together towards EFL teacher development as language learners and professionals through genre writing. 2009. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009.

DÍAZ, D. Mantener los lazos. Secuencias didácticas para la enseñanza de lengua extranjera durante la pandemia. Quehacer Educativo, [s. l.], n. 163, p. 15-20, 2020.

DÍAZ, D. Modelos didácticos de género para la escuela primaria uruguaya. Insumos para la enseñanza del artículo de opinión. Quehacer Educativo, [s. l.], 2023. No prelo.

DÍAZ, D. A reflexão metalinguística sobre a modalização no artigo de opinião em uma sequência didática de preparação para o exame CELPE-BRAS. 2019. Dissertação (Mestrado) - Universidade de Brasília, Brasília, 2019.

DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução de organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. São Paulo: Mercado de Letras, 2004. p. 81-108.

DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. (org.). S'exprimer en français: Séquences didactiques pour l'oral et pour l'écrit. Bruxelles: De Boeck, 2001. v. 1.

FREIRE, P. Conscientizacão. Teoria e prática da libertação. Uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. Sao Paulo: Centauro, 2005.

LANFERDINI, P. O planejamento de sequências didáticas no PIBID: espaços para o desenvolvimento do aluno-professor de língua inglesa. 2019. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2019.

LATORRE, A. Conocer y cambiar la práctica educativa. Barcelona: Graó, 2003.

LOUSADA, E. A noção de instrumento e seus desdobramentos para as situações de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras por meio de gêneros textuais. In: CRISTÓVÃO, V. L. (org.). Gêneros (textuais/discursivos): ensino e educação (inicial e continuada) de professores de línguas. Campinas: Mercado de Letras, 2018. p. 67-84.

MACHADO, A. R. A perspectiva interacionista sociodiscursiva de Bronckart. In: MEURER, J. L.; BONINI, A.; MOTTA-ROTH, D. (org.). Gêneros: teorias, métodos e debates. São Paulo: Parábola, 2005. p. 235-259.

MACHADO, A. R.; CRISTOVÃO, V. L. A construção de modelos didáticos de gêneros: aportes e questionamentos para o ensino de gêneros. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, v. 6, n. 3, p. 547-573, 2006.

MACHADO, A. R.; GUIMARÃES, A. M. O Interacionismo Sociodiscursivo no Brasil. In: ABREU-TARDELLI, L.; CRISTOVÃO, V. L. (org.). Linguagem e educação: o ensino e a aprendizagem de gêneros textuais. São Paulo: Mercado de Letras, 2009. p. 17-42.

MAGALHÃES, T.; CRISTOVÃO, V. L. Sequências e projetos didáticos no pacto nacional pela alfabetização na idade certa: uma leitura. Campinas: Pontes, 2018.

MARTÍNEZ, P. La enseñanza del género ensayo en la clase de literatura un aporte desde el interaccionismo socio-discursivo. 2020. Dissertação (Mestrado) - Universidad Nacional de La Plata, La Plata, 2020.

MIQUELANTE, M.; CRISTOVÃO, V. L.; PONTARA, C. Agir social e dimensão (inter)cultural: desafios à proposta de produção de Sequências Didáticas. Revista da ANPOLL, São Paulo, v. 51, n. 2, p. 153-174, 2020. DOI: https://doi.org/10.18309/anp.v51i2.1404. DOI: https://doi.org/10.18309/anp.v51i2.1404

PERRENOUD, P. Formar professores em contextos sociais de mudança. Prática reflexiva e participação crítica. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 12, p. 5-21, 1999.

PERRENOUD, P. 10 novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.

PIETRO, J-F.; SCHNEUWLY, B. O modelo didático: um conceito da engenharia didática. In: NASCIMENTO, E. L. (org.). Gêneros textuais. Da didática das línguas aos objetos de ensino. Campinas: Pontes, 2019, p. 51-81.

PONTARA, C. Sequência didática em língua inglesa e as capacidades de linguagem - uma análise deste processo de produção docente. In: CRISTOVAO, V. L. (org.). Gêneros (textuais/discursivos). Ensino e educação (inicial e continuada) de professores de línguas. Campinas: Mercado de Letras, 2018. p. 501-540.

PROGRAMA ESCREVENDO O FUTURO. Escrevendo o futuro. São Paulo, [2023]. Disponível em: https://www.escrevendoofuturo.org.br/. Acesso em: 22 fev. 2023.

ROSSELLI, A.; CALLERO, G.; MILSEV, P. La conformación del pensamiento didáctico de los practicantes. Enseñar desde un enfoque discursivo de enseñanza de la lengua. In: RIESTRA, D.; TAPIA, S. M.; GOICOECHEA, M. V. Cuartas jornadas internacionales de investigación y prácticas en didáctica de las lenguas y las literaturas. Rio Negro: Universidad Nacional de Rio Negro, 2015. t. 1, p. 1056-1074.

SCHNEUWLY, B. Gêneros e tipos de discurso: considerações psicológicas e ontogenéticas. In: DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. Gêneros orais e escritos na escola. São Paulo: Mercado de Letras, 2004. p. 19-34.

SCHNEUWLY, B.; BAIN, D. Mécanismes de régulation des activités textuelles: stratégies d ́intervention dans les séquences didactiques. In: ALLAL, L.; BAIN, D.; PERRENOUD, P. (orgs.). Évaluation formative et didactique du français. Neuchâtel: Delachaux et Nestlé, 1993, p. 219-238.

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. São Paulo: Mercado de Letras, 2004

SCHÖN, D. A. Formar Professores Como Profissionais Reflexivos. In: NÓVOA, A. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1997. p. 77-91.

STENHOUSE, L. Investigación y desarrollo del curriculum. Madrid: Morata, 1987.

SWIDERSKI, R.; COSTA-HÜBES, T. Abordagem sociointeracionista & sequência didática: relato de uma experiência. Línguas & Letras, Cascavel, v. 10, n. 18, p.113–128, 2009. DOI: https://doi.org/10.5935/rl&l.v10i18.2253.

URUGUAY. Administración Nacional de Educación Pública. Documento base de análisis curricular. Montevideo: Consejo de Educación Inicial y Primaria, 2015.

URUGUAY. Administración Nacional de Educación Pública. MCRN. Desarrollo del pensamiento cultural y sus mediaciones. Dominio lingüístico-discursivo. Progresiones de aprendizaje. Montevideo: Consejo Directivo Central, 2019.

URUGUAY. Administración Nacional de Educación Pública. Pautas de referencia sobre tipos lectores y escritores en español como primera lengua. Montevideo: Consejo Directivo Central, 2016.

URUGUAY. Administración Nacional de Educación Pública. Portal Educativo Uruguay Educa. 2023. Disponível em: http://uruguayeduca.anep.edu.uy. Acesso em: 22 fev. 2023.

URUGUAY. Administración Nacional de Educación Pública. Programa de educación inicial y primaria. Montevideo: Consejo de Educación Primaria, 2008.

VYGOTSKY, L. O instrumento e o símbolo no desenvolvimento da criança. In: COLE, M.; SCRIBNER, S. (org.). A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 2009. cap. 1, p. 3-20.

VYGOTSKY, L. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987.

Published

2023-04-14

How to Cite

DÍAZ, Damián; CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes; BARROS, Eliana Merlin Deganutti de. Características del procedimiento Secuencia Didácticade Géneros y surecepción entre docentes de lenguas e investigadores: ensayo introductorio al Dossier “Secuencias Didácticas de Géneros: um homenaje del grupo de investigación Lenguaje y Educación (LED) al Profesor Joaquim Dolz". Entretextos, Londrina, v. 23, n. 1Esp, p. 12–33, 2023. DOI: 10.5433/1519-5392.2023v23n1Espp12-33. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/47883. Acesso em: 21 nov. 2024.