Propostas de ensino de conhecimentos linguístico-discursivos em português (segunda língua) e desenvolvimento da atividade metalinguística

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2021v21n3Esp.p163

Palavras-chave:

Ensino de PL2, Conhecimento linguístico-discursivo, Atividade metalinguística

Resumo

Esse artigo analisa os resultados da aplicação de atividades epilinguísticas e metalinguísticas (GERALDI, 1991; 1996) em uma Sequência Didática sobre o gênero artigo de opinião no marco de um curso de preparação do Exame Celpe-Bras, tendo como foco a atividade metalinguística grupal e individual desenvolvida pelos alunos. O embasamento teórico é a concepção de linguagem como atividade social organizada em gêneros do Interacionismo Sociodiscursivo e uma definição sócio cultural e interindividual da atividade metalinguística. Os dados foram analisados em forma qualitativa (conceitos e termos metalinguísticos) e derivam do registro de interações em sala de aula em torno das atividades mencionadas, assim como de entrevistas retrospectivas à escrita realizadas no início e no final da sequência didática. As análises permitem afirmar que a realização das atividades estimulou a construção grupal de conhecimento sobre o gênero e de metalinguagem, assim como a mobilização individual desses meios na escrita.

Biografia do Autor

Damián Díaz, Universidad de la República - UdelaR

Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília (UnB). Professor da Facultad de Información y Comunicación (FIC) da Universidad de la República (UdelaR)

Gladys Quevedo-Camargo, Universidade de Brasília- UnB

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora do Instituto de Letras (IL) da Universidade de Brasília (UnB). 

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Publicado

31-12-2021

Como Citar

DÍAZ, Damián; QUEVEDO-CAMARGO, Gladys. Propostas de ensino de conhecimentos linguístico-discursivos em português (segunda língua) e desenvolvimento da atividade metalinguística. Entretextos, Londrina, v. 21, n. 3Esp., p. 163–182, 2021. DOI: 10.5433/1519-5392.2021v21n3Esp.p163. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/44666. Acesso em: 29 jun. 2024.